“Nosso plano será ousado e dialogará com a esperança”, diz Haddad

Coordenador do programa do PT, ex-ministro visitou Lula nesta quinta-feira em Curitiba.

Foto: Joka Madruga

Por Júlio Carignano.

O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad e senadora Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, visitaram na tarde de quinta-feira (17) o ex-presidente Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba. Coordenador do Plano Lula de Governo, Haddad afirmou que o ex-presidente quer debater os rumos do país por meio da apresentação de um programa “ousado, que dialogue com a esperança e o futuro do país”.

Haddad classificou Lula como uma pessoa “incomum” ao ser questionado sobre o estado de ânimo do ex-presidente na prisão. “Ele está inalterado em relação a última vez que o vi. Ele é uma pessoa incomum, está em pleno vigor, totalmente disponível para um terceiro governo e convicto de sua inocência, convicto que sua sentença será revertida”, disse o ex-ministro.

Segundo Haddad, a conversa com Lula não discutiu composições ou alianças, porém o coordenador do programa de governo do PT adiantou que irá fazer visitas em estados governados por partidos aliados, entre eles o Maranhão (Flávio Dino/PCdoB) e Pernambuco (Paulo Câmara/PSB). A intenção, segundo Haddad, é agregar experiências destes governos no plano a ser apresentado nas eleições. “Independente de candidaturas, estalecemos diálogo com todos os partidos progressistas que se opõem ao governo golpista de Michel Temer”, comentou.

Cotado para substituir Lula nas eleições, Haddad reafirmou que o Partido dos Trabalhadores segue unido em torno de um único ideal; a candidatura do ex-presidente Lula. “As pesquisas estão aí, não dá para negar o que as pesquisas indicam”, apontou. Na mesma linha, a senadora Gleisi Hoffmann acrescentou: “Temos legitimidade, temos o candidato mais bem colocado nas pesquisas. O PT, mesmo depois de toda a perseguição, continua sendo o partido de preferência nacional. Por que abriríamos mão de nossa candidatura?”, questionou.

Nota das bancadas do PT

Nesta quinta-feira (17), as bancadas do PT na Câmara e no Senado afirmaram sua unidade em defesa da candidatura do ex-presidente Lula à presidente. Elas destacaram a liderança de Lula nas pesquisas eleitorais “mesmo depois ter sido injusta e arbitrariamente condenado e preso”. Na nota, os parlamentares ressaltam que o ex-presidente representa a oportunidade de o Brasil reencontrar o “caminho da democracia, da inclusão social, do diálogo, da soberania nacional, do crescimento econômico e da geração de empregos”.

A nota destaca ainda que as eleições de outubro só serão democráticas se todas as forças políticas puderem participar de forma livre e justa. “Não podemos fazer concessões na luta em defesa da inocência e da manutenção dos direitos políticos de Lula. Nesse cenário, a candidatura Lula se impõe ao partido e é a melhor alternativa à nação”, afirmam os parlamentares.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.