Nordeste animado: 4 curtas que apresentam o sertão para crianças

Luiz Gonzaga, macaxeira, mandacaru, calango, solo rachado e sol escaldante. Do que é feito o sertão nordestino? Confira 4 animações infantis sobre o tema

Para apresentar o sertão, esse que é uma identidade cultural do Brasil, nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender reuniu produções audiovisuais infantis que retratam esse símbolo do patrimônio brasileiro. São curtas animados que apresentam o sertão para as crianças, mas também os elementos que povoam o imaginário popular a respeito da sua existência, como a música, a literatura de cordel, a vida do povo sertanejo, a secura do solo, a vegetação repleta de mandacarus, a criação de gado, os cantos dos homens e mulheres da roça, os sotaques, as comidas e muito mais.

Em termos geográficos, o sertão é uma das sub-regiões do Nordeste brasileiro, caracterizado pelo clima semi-árido e paisagem quase desértica. Porém, há sertão brasileiro também em outros Estados, como o sertão de Minas Gerais, que engloba todo o curso do Rio São Francisco, além de outros pontos no centro e noroeste do Estado.

A ampla categorização do que seria afinal o sertão parece dar pistas do seu misticismo, pois até a origem de sua palavra é controversa – alguns dizem que ela deriva do termo angolano “muceltão”, que significa “lugar interior” -, além de suas exatas localizações e definições. Como diria o escritor Guimarães Rosa, o sertão fica mesmo é dentro gente.

Além de garantir diversão para as crianças, os filmes podem ser uma ferramenta pedagógica potente para apresentar o valor histórico e cultural do sertão para as crianças – uma narrativa de trabalho, migração, luta e resiliência.

Confira as produções abaixo e inspire-se a começar essa discussão ou em casa ou na escola.

Curtas sobre o sertão para crianças

  • ABC do Sertão

Nesse curta, do Cordão do Boitatá, o sotaque sertanejo é apresentado para as crianças por meio de uma das músicas mais conhecidas do cancioneiro popular do sertão, “Rei do Baião”, de Luiz Gonzaga. A composição brinca com as letras do alfabeto para ilustrar as particularidades do jeito de ser e viver das pessoas sertanejas, enquanto o filme representa tudo isso em imagens divertidas e educativas.

  • Calango Lengo – Morte e vida sem ver água

O filme, de Fernando Miller, conta a história de um pequeno calango perdido no sertão em busca de água. Desesperado, ele escapa da morte como em jogo de gato e rato. Nessa produção de 2008, Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

  • A saga da asa branca

Assim como Rei do Baião, “Asa Branca” também integra a coleção de músicas que poderiam contar sozinhas a história do povo sertanejo. Composta por Luiz Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira, ela conta de forma poética as agruras de viver em tamanha secura. Considerada um hino nordestino, a música aqui é animada e narrada por Humberto Teixeira.

  • Josué e o pé de macaxeira

“João e o pé de feijão” é uma das fábulas infantis mais conhecidas, contadas e recontadas da literatura infantil. Aqui, a história ganha uma reinterpretação tipicamente brasileira, ambientada no sertão nordestino e protagonizada pelo homem sertanejo em suas diversas facetas. No lugar do feijão do conto original, aqui quem tem vez é a macaxeira, característica da região. O filme foi selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural.

 

Resumo

O sertão brasileiro, sobretudo o nordestino, é muito mais que uma região geográfica, é um estilo de vida e um símbolo do patrimônio histórico e da identidade cultural do país. Nessas quatro animações infantis, diferentes representações do sertão para crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.