Nessa quarta-feira (15) houve mais uma manifestação contra o aumento da tarifa do transporte público em Joinville. O ato foi organizado e puxado pelo Movimento Passe Livre (MPL) de Joinville e eu estava lá, junto com umas 150 pessoas, que marcharam, cantaram, pularam, botaram fogo em pneus e pararam o trânsito. A repressão policial não foi tão violenta – pelo menos na minha opinião – quanto na semana passada, quando os pms tavam com “sangue no zoio” pra pegar os manifestantes. Escrevi sobre isso na semana passada, aqui.
A coisa que mais me chamou a atenção dessa vez foi o argumento de gênio usado por alguns internautas leitores do jornal A Notícia para criticar a manifestação. Depois de ver a foto dos pneus queimando e soltando fumaça preta, baixou o santo ambientalista na galera. Diziam eles que a ação era prejudicial ao meio-ambiente, e, portanto, ruim. “Poluir a cidade não dá, né, gente?”
Mas, peraí, não são os carros os maiores poluidores do mundo? Sim, sai FUMAÇA do seu carro! Não dá pra ver direito, mas sai. Funciona mais ou menos assim: você põe gasolina no tanque e liga o carro, aí o seu carro QUEIMA a gasolina e solta FUMAÇA. Sim, vocês são todos uns putos que queimam tanques de gasolina semanalmente!
Poluir a nossa cidade não dá, né, gente?
E as empresas locais, a sétima maravilha do mundo, não poluem nada, né? Não poluem o ar, não poluem o solo, não poluem o rio… Tudo uma bença! Tem uma cujo resíduo é uma areia que provoca câncer!
Agora, se a luta pela Tarifa Zerovisa universalizar o acesso de todos ao transporte coletivo e consequentemente à cidade (lazer, trabalho, estudo…), logo é uma luta que vai resultar na diminuição do uso do carro, reconhecido como a coisa mais nociva ao meio-ambiente, certo? Logo, somos nós os ambientalistas.
Então, se você não se importa com as pessoas, com a direito delas de ter acesso à saúde, lazer e educação, pelo menos se importe com o meio-ambiente e venha para a luta. Na próxima quarta-feira (22) tem mais, às 18 horas, na Praça da Bandeira.
Lembrando que este é o segundo aumento dado pelo prefeito Udo Döhler. Um deles foi travestido de queda, mas foi aumento, lá no comecinho do mandato. Lembrando que o prefeito recorreu a uma tática sacana para evitar a reação popular, que é dar o aumento no último dia do ano. Lembrando que cobrar três reais e três e quarenta é um absurdo, uma desumanidade.
Comentários causam câncer?
Falando em desumanidade, vamos falar de comentários na internet, lugar no qual as pessoas perderam completamente os escrúpulos, a noção etc. O tema já é batido e uma das novas regras para viver bem é não ler os comentários, principalmente nos sites de notícias. A brincadeira na internet é que a prática causa câncer.
No entanto, como não fumo, substituí esse vício pelo de ler comentários. E aí fui parar na ótima matéria do jornal Notícias do Dia sobre os rolezinhos (você pode ter uma aula sobre o assunto aqui) em Joinville. Foi um festival de atrocidades. Tinha um cara lá bem louco, defendendo que se matassem todos. Sim, há um homem em Joinville que quer que centenas de adolescentes dessa cidade sejam assassinados. Sabe esses crimes que nos chocam no Cidade Alerta? Ele quer que seja cometido centenas desse, de uma vez só. Seus irmãos, filhos e netos.
Fora o monte de gente que defendia que a polícia deveria “deçe a borracha” na molecada, outros que diziam que a guriada deveria trabalhar, fazer serviço social e ler livros. Gostaria de perguntar quando foi a última vez que esse povo fez isso. Um amigo que sempre comenta por aqui, o Luiz Eduardo, fez isso com vários e não teve muitas respostas concretas. Da minha parte, comentei com alguns que a polícia não podia descer o cacete, pois isso seria agressão e agressão é crime. Não sei se entenderam. Parece que uma boa parte da população e uma boa parte da polícia não entende isso.
De fato, ler os comentários não faz bem. Às vezes, no entanto, é preciso ir para o embate. Muitos de nós ou nossos amigos e parentes, por não pensar, pensa idiotices como essas. Talvez seja importante que a gente fale isso pra eles. Talvez seja importante enfrentar esse câncer.
Fonte: Chuva Ácida.