No dia da votação de denúncia contra Temer Movimentos vão às ruas

A Frente Brasil Popular, articulação que reúne os principais movimentos sociais do País, realizará atos nas Capitais no próximo dia 02 de agosto, dia da votação da denúncia contra Michel Temer na Câmara dos Deputados.

A denúncia contra Temer foi feita após o presidente ilegítimo ser gravado pelo dono da JBS. Joesley se encontrou com Temer para negociar casos de corrupção, em pleno Palácio do Jaburu. O assessor dele, deputado Rocha Loures, foi gravado carregando uma mala com 500 mil dólares que, segundo o dono do frigorífico, era destinado a Temer.

Em pesquisa divulgada hoje pelo Ibope/CNI, somente 5% da população brasileira aprovam a gestão de Temer. A má avaliação é a pior desde a redemocratização e a pesquisa foi feita antes do anúncio do aumento dos combustíveis.

Cada estado definirá o formato do ato ou atividade, mas a secretaria da Frente divulgou uma circular para que as organizações se empenhem para colocar telões para acompanhamento da votação. Além disso, a Frente orientou que as entidades façam pressão até o último momento para mudar o posicionamento dos deputados favoráveis ao presidente ilegítimo.

No Rio de Janeiro, será feita uma vigília no centro da cidade. Em Brasília, a manifestação será em frente ao Congresso Nacional. A concentração está sendo marcada para as 17 horas.

Agosto de lutas pela revogação da Reforma Trabalhista e contra o fim da aposentadoria

Durante a reunião do coletivo nacional, os movimentos ressaltaram os impactos da reforma trabalhista para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras e encaminharam a realização de uma campanha para revogar a lei recém aprovada que desmonta a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Outro ponto de pauta foi a retomada da campanha em defesa da aposentadoria. Para as lideranças que compõem a Frente, é fundamental que as atividades para conscientizar a sociedade sobre o impacto da reforma da previdência sejam retomadas.

Com essa finalidade será realizada uma jornada de lutas no mês de Agosto. As manifestações e atos serão construídas em diálogo com a Jornada das Juventudes Brasileiras, convocada por jovens de diferentes organizações e a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Veja o Calendário da Frente Brasil Popular

Além do calendário geral das organizações que compõem a Frente, que segue abaixo, em debate com a Secretaria Operativa Nacional apontou-se algumas agendas prioritárias para o próximo período. São elas:

2 de Agosto – Votação da Denúncia contra Temer no Congresso – Devemos organizar vigílias ou atos públicos na capitais, em locais simbólicos para exigir dos deputados o voto contra Temer. Recomenda-se a organização de exibições públicas da votação em telões, para além de atos políticos.

14 à 18 de Agosto – Nesse período será realizada a Jornada de lutas da Juventude Brasileira. A Frente incorporará essa semana no seu calendário para realizar ações de agitações nos municípios de denúncia à Reforma da Previdência. O dia 17 de Agosto será o dia central de mobilizações, que se chamará Ocupa Brasil, onde convocaremos a sociedade à demonstrara sua inconformidade com o fim da aposentadoria.

1 à 3 ou 8 à 10 de Dezembro – De acordo com definição do Coletivo nacional realizaremos a II Conferência da Frente Brasil Popular em Dezembro deste ano. A Operativa está apontando o indicativo de duas datas possíveis para a realização dessa atividade em função da disponibilidade de estrutura. Nos próximos dias será anunciada a data definitiva.

Calendário Geral dos Movimentos:

25 de Julho a 1 de Agosto: Dia do Trabalhador Rural – Jornada nacional de luta pela terra do MST

21 à 26 de Julho – Jornada de pichação “Fora Temer, Diretas Já”

2 de Agosto – Dia da votação no Congresso Nacional do afastamento de Temer – Grande Ato político pelo Fora Temer.

11 de Agosto – Tribunal popular que julgará a Lava Jato, em Curitiba

11 de Agosto – Posse da Diretoria da UNE no Largo São Francisco em São Paulo

14 a 18 Agosto – Jornada Nacional da Juventude Brasileira e Ocupa Brasil: realização de ações de agitação nos municípios.

17 de Agosto – Dia central de mobilização do Ocupa Brasil: atos nos municípios denunciando Reforma da Previdência.

28 e 31 de Agosto – Congresso da CUT – São Paulo

4 a 7 de Setembro: Jornada Nacional em Defesa da Soberania: Realizar atividades em defesa da Petrobras, das estatais, e denúncia da ação do capital estrangeiro nas terras, recursos naturais, transnacionais, etc.

3 de Outubro – Aniversário da Petrobrás – Grande ato no Rio de Janeiro

16 à 18 de Novembro – Encontro da Jornada pela Democracia e contra o neoliberalismo em Montevideo.

1 à 3 ou 8 à 10 de Dezembro – II Conferência Nacional da FBP

2018

13 à 18 de Março – Fórum Social Mundial em Salvador

17, 18 e 19 de Março – Fórum alternativo mundial das águas, em Brasília- UNB

Fonte: MPA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.