Por Mariana Lemos, Brasil de Fato.
O Museu da Língua Portuguesa lançou um portal por onde é possível acessar a mostra temporária “Nhe’ e Porã: Memória e Transformação”, que tem o objetivo de dar visibilidade e fazer ecoar as cerca de 175 línguas e culturas indígenas que resistem no Brasil.
A exposição, que pode ser acessada gratuitamente por meio deste link, apresenta explicações em texto e áudio, vídeos e materiais como um e-book e um caderno educativo que podem ser baixados no site.
Além disso, as salas da exposição, que levam os nomes “Terra é viva”, “Língua é memória”, “Palavra tem poder” e “Palavra tem espírito” podem ser visualizadas em formato 360º. A explicação de cada sala possui tradução para as línguas Mbya, Tupi antigo, Xavante e Yanomami.
Visando a acessibilidade, os conteúdos do site possuem tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conversão para áudio-descrição.
Com curadoria da artista, ativista, educadora e comunicadora indígena Daiara Tukano, a mostra também possibilita que as pessoas falem palavras dos idiomas indígenas, inclusive participando de um karaokê online.
Segundo a curadora, o nome da exposição é um conceito dos povos guarani que quer dizer “boas palavras, bons pensamentos, bons sentimentos, palavras doces que vêm de coração para tocar o coração de cada pessoa”.
Edição: Vivian Virissimo