O presidente salvadorenho Nayib Bukele disse que sua nova megaprisão receberá criminosos condenados dos Estados Unidos (EUA) em troca de dinheiro. Foi o que afirmou o presidente de El Salvador durante uma reunião entre Bukele e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
“Estamos dispostos a acomodar apenas criminosos condenados (incluindo estadunidenses condenados) em nossa megaprisão (CECOT), em troca de uma taxa (em dinheiro). A taxa seria relativamente baixa para os Estados Unidos, mas significativa para nós, tornando todo o nosso sistema prisional sustentável”, explicou o presidente.
Por sua vez, Rubio disse, em referência à admissão de criminosos condenados dos EUA pela megaprisão de Bukele, que o Executivo salvadorenho concordou com “o acordo migratório mais inédito e extraordinário do mundo inteiro”. Ele acrescentou que o presidente salvadorenho também “se ofereceu para abrigar perigosos criminosos americanos em suas prisões”.
Além disso, durante o encontro entre os dois políticos, eles assinaram um memorando de entendimento para promover o fortalecimento da cooperação no setor de energia nuclear civil. Nesse sentido, o salvadorenho afirmou por meio de suas redes sociais que “os Estados Unidos se comprometeram a ajudar El Salvador no desenvolvimento da energia nuclear”.