Viagens entre Brasil e Estados Unidos podem ser barradas, afirmou ontem, 19, o presidente norte-americano, Donald Trump, em coletiva na Casa Branca. O país latino-americano é o terceiro com o maior número de casos de Covid-19 no mundo, perdendo para Reino Unido e para os próprios EUA.
O presidente está considerando a proibição por medo do cenário que do novo coronavírus no Brasil. “Não quero que as pessoas venham aqui e infectem o nosso povo. Também não quero pessoas doentes lá. Estamos ajudando o Brasil com ventiladores”, disse Trump. “O Brasil está com alguns problemas, sem dúvida”, continuou”.
Trump já ameaçou a proibição de circulação entre os dois países no último mês. Ele afirmou que o novo coronavírus no Brasil resultou em um “surto sério” e que estava acompanhando o avanço da pandemia.
Ele chegou a criticar a falta de medidas restritivas no país. “Eles também foram em outra direção que outros países da América do Sul. Se você olhar os dados, vai ver o que aconteceu infelizmente com o Brasil”, afirmou Trump anteriormente.
A suspensão não foi feita por pedido do governador do estado da Flórida, Ron DeSantis, que tem ótimas relações financeiras com o Brasil. DeSantis afirmou que ainda não havia necessidade para fazer a suspensão, e Trump informou que ele deveria avisar caso o cenário mudasse.