Não caia com Facebook Messenger: veja alternativas para ficar conectado e trocar mensagens de graça

Foto: Pexels

Na segunda-feira (4), as redes Facebook, WhatsApp e Instagram sofreram uma falha e ficaram por aproximadamente seis horas fora do ar.

Com a queda dos serviços fornecidos pelo Facebook, diversos usuários saíram em busca de outras plataformas de troca de mensagens.

A queda das plataformas atingiu também comerciantes e empresários que dependem dos serviços de mensagens para oferecerem seus produtos e serviços.

Com a queda do WhatsApp, de quase sete horas, às vésperas do Dia das Crianças, o comércio brasileiro registrou queda nas vendas, e passou a buscar alternativas para tentar reduzir o prejuízo.

Com todas essas plataformas fora do ar, o que fazer para se manter conectado e evitar prejuízos?

Confira algumas alternativas de aplicativos gratuitos para troca de mensagens:

Telegram

No Twitter, diversos usuários relataram a migração para o Telegram, que já conta com meio bilhão de usuários ativos. O aplicativo é totalmente gratuito e possui diversos recursos de segurança, privacidade e sincronização.

Durante o “apagão” dos serviços do Facebook na segunda-feira (4), diversos políticos, como o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta (DEM), o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) e o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), divulgaram seus canais no Telegram.

Apesar de ser simples, o Telegram é leve e conta com diversas funções importantes, como conversas autodestrutivas, bots, player de vídeo nativo, criação de grupos de até 200 mil participantes, chamadas de voz e vídeo, versão para PC independente, edição de mensagens, envio de fotos, texto, áudio e vídeos, entre outras.

O Telegram, uma rede frequentemente utilizada por políticos, órgãos governamentais e agências de notícias, conta com troca direta entre os usuários e apresenta diversas outras funções.

O aplicativo também conta com criptografia de ponta-a-ponta, evitando qualquer vazamento de conversas, e está disponível para smartphones ou tablets (Android, iOS, Windows Phone, Ubuntu Touch, Firefox OS), computadores (Windows, OS X, GBU/Linux) e aplicação web.

O cadastro é feito com o número do celular.

Signal

O aplicativo de mensagens instantâneas Signal, que conta com mais de 100 milhões de usuários, é focado em privacidade, permitindo ao usuário bloquear capturas de tela, borrar rostos de fotos e enviar imagens com visualização única.

Além disso, ele permite escolher por quanto tempo a mensagem enviada ficará disponível na conversa, bloqueio por biometria, envio de fotos com visualização única e envio de mensagens com remetente oculto.

O Signal tem versões para PC Windows, Mac e Linux. Também está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

O cadastro é feito com o número do celular, contudo, é preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado.

Google Chat

Uma das vantagens do Google Chat é poder integrar as funcionalidades de planilhas, documentos, agendas e outros gadgets do Google com membros da equipe de trabalho.

O chat do Google, que possui mais de cinco milhões de usuários, conta com função “não perturbe”, possibilidade de instalar bots, integração com outros serviços da empresa, criação de grupos e conversas com pessoas de fora da organização.

O recurso conta com criptografia ponta-a-ponta e está disponível para PC (Windows e Mac), além dos sistemas operacionais Android e iOS para celulares e tablets.

Skype

Conhecido como uma das primeiras ferramentas para chamadas de vídeo, o Skype, que chegou a 40 milhões de usuários, oferece funções como chamadas de voz e vídeo, enquetes, compartilhamento de tela, tradutor, compartilhamento de arquivos, gravação da chamada, legendas ao vivo e chats, entre outras.

O aplicativo deve passar por uma atualização no design das chamadas, com novos layouts e temas.

A Microsoft ainda promete tornar o novo Skype mais rápido e estável, além de fornecer novas funções.

O aplicativo está disponível para PC (Windows, Mac OS X e Linux) e celulares Android e iOS.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.