Não à municipalização da EEB São Sebastião: ato realizado em frente à prefeitura demonstra insatisfação da comunidade

Foto: Jornal Comunitário

Por Claudia Weinman e Julia Saggioratto.

Na entrada da prefeitura de São Miguel do Oeste, interior de Santa Catarina, estudantes e representantes da comissão de mães e pais da Escola EEB São Sebastião colocaram cartazes na tarde de ontem, dia 13/12, e levaram o abaixo-assinado para coletar mais assinaturas contra a municipalização da escola. Já são mais de 800 assinaturas que comprovam o posicionamento da comunidade contra a medida executada à portas fechadas pela gestão do município e o estado catarinense.

Com a municipalização, turmas do 6º ao 9º serão encerradas, as crianças terão de ser transferidas para outras escolas, entre as opções seriam a EEB São Miguel, no centro da cidade, ou para a EEB Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, escola cívico-militar, além de escolas municipais.

A resistência é permanente 

Diversas ações estão acontecendo em defesa da escola. No dia 19 de novembro aconteceu um abraço solidário envolvendo mães, pais, estudantes, educadores/as e apoiadores/as no bairro São Sebastião, onde a escola está situada. No mesmo dia, uma moção de apelo foi apresentada na Câmara de Vereadores, para que o prefeito Wilson Trevisan ouça a comunidade e aceite o abaixo-assinado que, naquele momento, já reunia mais de 700 assinaturas, documento esse, considerado por ele como “ultrapassado”.

Nesta semana, o ato em frente da prefeitura tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e buscar por mais apoio e assinaturas contrárias a municipalização. Ainda na noite de ontem, os cartazes que foram expostos na frente da prefeitura haviam sido tirados, segundo relatou Lucilene Binsfeld, mãe de um estudante do 5º ano e integrante da comissão de mães e pais. “Ontem deixamos a frente da prefeitura cheia de cartazes, eles recolheram e guardaram e nós pegamos agora a tarde. Colocamos nosso varal na rua. Se retirarem amanhã, vamos colocar novamente. Seguimos na luta”, enfatizou.

Além do abraço solidário e a resistência que deve permanecer por toda a semana em frente da prefeitura, a comissão têm buscado uma audiência com o governador Carlos Moisés  e outras ações estão sendo articuladas. Assista a transmissão ao vivo feita ontem, com as entrevistas:

Veja fotos da ação: 

Entenda a situação:

Estudantes da EEB São Sebastião, SC, pedem ajuda para que escola não seja municipalizada

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.