Museu Victor Meirelles suspende visitação durante demolição de dois prédios vizinhos

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) suspenderá a visitação e atendimentos presenciais por prazo indeterminado a partir do dia 29 de dezembro de 2023 (sexta-feira), em razão da demolição dos dois prédios que abrigaram o PROCON estadual e estão desocupados desde 2021. Os edifícios interligados, um de três e outro de quatro pavimentos, com área total de 1.012m², fazem divisa com o museu. A ação será conduzida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Administração, com especial atenção para preservar a estrutura do Museu Victor Meirelles.

A reabertura do museu está condicionada ao calendário da obra, com prazo de conclusão de 90 dias e início a partir de 05 de janeiro de 2024. Nos dias anteriores, a equipe MVM atuará internamente com a proteção do acervo contra possíveis efeitos gerados pelos impactos da demolição. No período, as redes sociais Facebook e Instagram (@museuvictormeirelles) permanecerão ativas, bem como os atendimentos online a estudantes e pesquisadores e o planejamento para a agenda 2024. No dia 23 de dezembro, sábado, véspera de Natal, também não haverá expediente e visitação.

É importante lembrar que o fechamento foi autorizado pela Presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com base no Art. 7º da Instrução Normativa nº 2, de 5 de Abril de 2021, que estabelece que “situações excepcionais, sem caráter de urgência, que possam determinar a abertura ou o fechamento da unidade museológica do Ibram em dias ou horários diferentes do previsto nesta Instrução Normativa deverão ser submetidas à aprovação prévia da Presidência do Ibram, no prazo de cinco dias antes da abertura ou fechamento do museu”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.