“Mural da Manhã”, uma nova produção do Portal Desacato

Redação.- A partir desta segunda-feira, mais uma realização da Cooperativa Comunicacional Sul estará no ar através do Canal Youtube do Portal Desacato, com transmissão simultânea nas páginas de Facebook e Twitter, e no próprio portal. “Mural da Manhã” é a nova produção jornalística que irá no ar, ao vivo, das 10:30 às 11:30, de segunda a sexta-feira.

Fundado em 2007, o Portal Desacato sempre centrou sua atenção no conceito e slogan principal do sítio virtual, A Outra Informação. No entanto, nunca teve uma produção audiovisual que observasse as notícias, tanto locais, quanto nacionais e internacionais, que aparecem em todo tipo de mídia e motivam a atenção do público, e as avaliasse junto com os leitores e leitoras, e com a audiência, em tempo real.

A Cooperativa Comunicacional Sul e o Portal Desacato são filiados ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, luta na qual estão inseridos desde a fundação do veículo e desde a posterior construção da cooperativa, a mais antiga do Brasil com essas características. O Mural da Manhã, vem complementar essa trajetória e reforçar a linha editorial do portal e suas redes.

Para esta tarefa a realização determinou que Tali Feld Gleiser, comunicadora social, co-fundadora e diretora geral do Portal Desacato, Raul Fitipaldi, jornalista e diretor executivo da cooperativa, Sofia Andrade, historiadora, pesquisadora e vice-presidenta da entidade e Elenira Vilela, professora, dirigente sindical, comentarista política e primeira cooperada honorária, levem à frente a nova produção.

Com um formato diferente da jornal diário do portal, o JTT, que conduz desde 2017, a jornalista e presidenta da CCS, Rosangela Bion de Assis, o “Mural”, ao menos no início, só terá uma grande entrevista semanal, dedicando o restante das exibições à análise profunda. Na perspectiva da linha editorial da casa, os temas que são relevantes para a maioria da população, ou que são omitidos pela mídia conservadora, estarão no microscópio. Terá, portanto, o desafio de mostrar a outra cara e visão de mundo. O “Mural da Manhã” vem para se complementar com o Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras que o precede no horário.

O diálogo com a audiência é um dos desafios do novo programa. Não se trata, então, de valorizar apenas a opinião e visão editorial do portal sobre a política local e mundial. Tenta-se receber e dar vazão à opinião dos e das que acompanhem o Mural. O próprio nome da produção revela esse interesse. “Vamos pendurar nesse mural virtual o que nós pensamos e o que pensam nossos leitores e leitoras” afirmou Tali Feld Gleiser quando surgiu a ideia do programa. A premissa histórica do veículo de informar para educar, educar para formar e formar para transformar está no cerne da ideia que hoje terá sua estreia. A posição crítica que aos veículos de imprensa corresponde será ampliada com o parecer da plateia que assista ou ouça as edições diárias.

Finalmente, a linguagem visual é leve, o formato dinâmico, as cores, os efeitos e o ritmo do Mural da Manhã está pensado para, antes do meio-dia brasileiro, termos de forma amena e firme, A Outra Reflexão dos fatos. E nos prepara para compartilhar com amigos, familiares e companheiros/as de trabalho ou estudo, uma versão diferente do que a imprensa tradicional divulga, e que não contempla um olhar diverso do que os grandes monopólios determinam.

É hoje, daqui a pouco, e contamos com nossos leitores e leitoras. Serão bem recebidos e atendidos, acolhidos e respeitados. Podem passar, a porta do “Mural da Manhã” já está aberta. Nos vemos daqui a pouco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.