O multi-instrumentista Guinha Ramires lançou novo clipe, nesta quinta-feira (17), com canção inédita de sua autoria, dedicada ao cantor e compositor Rodrigo Piva. Com o nome de “Salsa no Baião (Pro Rodrigo)”, a música foi lançada simultaneamente nas redes sociais, YouTube, Vimeo e plataformas de streaming.
“Salsa no Baião” reúne performances de renomados instrumentistas da Região Sul do país, que já estiveram ao lado de Guinha em diversas ocasiões: Alessandro Bebê Kramer (acordeon), Jorginho do Trompete, Rogério Piva (violão solo), Carlos Ribeiro Júnior (baixo), Carlo Abreu (bateria) e Giovanni Berti (percussão). Os vocais têm a participação do próprio Guinha, da cantora Denise Pinaud e de Rodrigo, que também assina a produção e a direção musical.
Leia mais: Hoje tem celebração do centenário do Mario Benedetti ao vivo
Composta em 2019, a música “Salsa no Baião” nasceu durante a produção do programa “Você Já Foi a Floripa?”, ainda inédito, em que Rodrigo Piva apresenta uma série de entrevistas com artistas que atuam em Florianópolis. Guinha Ramires, um dos entrevistados, aproveitou o intervalo das gravações e pediu um violão a Rodrigo, dono da casa onde foi realizada uma das etapas do programa. Pouco tempo depois, Guinha surpreendeu a todos com a nova canção, elaborada e dedicada ao anfitrião.
Como o próprio nome sugere, “Salsa no Baião” é um belo tema instrumental que mistura os dois ingredientes na mesma medida, trazendo ainda elementos do jazz. O sotaque latino-americano, aliás, está sempre presente na obra de Guinha Ramires, natural de Carazinho/RS, onde cresceu ouvindo a gaita, o vanerão, o chamamé, as guaranias e os fraseados do violão argentino.
O arranjo segue a forma tradicional jazística – o intérprete principal expõe a melodia e abre espaço para os improvisos. O resultado final é surpreendente e, em alguns momentos, lembra as criações do famoso guitarrista norte-americano Pat Metheny, o qual, diga-se de passagem, já bebeu na fonte da música popular brasileira. Assim como em algumas canções de Pat, os instrumentos vão se mesclando aos vocais, que, neste caso, ficam a cargo de Guinha, da cantora Denise Pinaud e de Rodrigo Piva – o qual, obviamente, não poderia ficar de fora da gravação da música.
A montagem e a edição do clipe são do cineasta Marco Martins, da Vinil Filmes, com quem Rodrigo Piva já fez várias parcerias. Entre elas, Marco é responsável pela direção de filmagem do programa “Você já foi a Floripa?”, e registrou o exato momento em que Guinha apresentou a sua nova canção. A maior parte das gravações de áudio e vídeo foram feitas no estúdio Clarasom, em Florianópolis, sendo que alguns músicos optaram por fazer a própria captação de áudio e vídeo em casa, o que, além de encurtar distâncias e proporcionar encontros musicais inusitados, contempla a necessidade de isolamento social em tempos de pandemia.
FICHA TÉCNICA:
Autor: Guinha Ramires
Produção e direção musical: Rodrigo Piva
Acordeon: Alessandro Bebê Kramer
Trompete: Jorginho do Trompete
Violão base: Guinha Ramires
Violão solo: Rogério Piva
Baixo: Carlos Ribeiro Júnior
Bateria: Carlo Abreu
Percussão: Giovanni Berti
Vocais: Guinha Ramires, Rodrigo Piva e Denise Pinaud
Gravação de vídeo, áudio e mixagem: Estúdio Clarasom (Florianópolis)
Técnico de gravação: Luiz Fernando Pereira Martins
Gravações de áudio/vídeo Giovanni Berti: James Liberato (POA)
Montagem e edição de vídeo: Marco Martins (Vinil Filmes)
Assessoria de comunicação: Linete Martins Assessoria
Produzido em agosto/setembro de 2020.
—