O 25 de maio: No dia 25 de maio de 1985 mais de duas mil famílias Sem Terra ocuparam duas fazendas, em Abelardo Luz e São Miguel do Oeste.
É tempo de relembrar que foi necessário apagar o fogo na ponte, conquistar a terra, pensar nas inúmeras barreiras superadas e nas conquistas alcançadas. Por isso, em 2019, o MST/SC comemora ao longo do mês de maio 34 anos desse feito. As comemorações acontecem em Abelardo Luz, Calmon, Caçador e Lebon Régis onde são organizadas festas, feiras e debates. Marcia Marcon, da direção estadual do MST, reafirmou a importância de festejar os 34 anos do Movimento: “a terra continua na mão do trabalhador, que produz comida e gera trabalho. É isso o que temos que celebrar”.
No dia 22, no assentamento José Maria as mulheres dialogaram sobre a previdência, agroecologia e saúde. Dia 24, as escolas localizadas nos assentamentos construíram barracos na praça da cidade, para dialogar com os estudantes da cidade sobre como era morar nos acampamentos.
E a noite mais 400 pessoas participaram da janta da Reforma Agrária realizada no salão paroquial. Já no domingo 26 de maio, a festa aconteceu no assentamento 25 de maio, mais de 700 pessoas participaram do almoço, seguido de baile.