Nos meses de Setembro e Outubro, crianças de todas as idades poderão conferir o repertório da Cia Suno e comemorar com ela seus 25 anos de existência. Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a companhia foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.
Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “Identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas 0s espetáculos realizados pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.
Hoje a Cia Suno tem 26 espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico “A Bailarina e o Palhaço”, que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico “Estripulias no Circo”, que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada.
Além de se dedicar à arte circense nestes anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008), Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) e Rosas de Ouro (2019, 2020, 2022, 2023). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.
Confira a Mostra Suno – 25 Anos de Palhaçada
10/09 – 14H – COMPILAÇÃO SUNO
Em cena, uma seleção dos melhores números do repertório circense da Cia Suno, lapidados ao longo de centenas de apresentações no Brasil e no exterior. Duba Becker apresenta malabarismos com chapéu e claves, números de equilibrismos e rola-rola. Helena Figueira traz à cena números de contorção, ginástica rítmica com faixa e pirâmide humana, desafiando os presentes a participar dessa loucura. No número final, há ainda um duo acrobático de tirar o fôlego!!!! Duração: 45 minutos / Classificação: livre.
17/09 – 14H – O BURACO
Uma palhaça acróbata vinda de uma tradicional família circense se vê no desafio de atravessar um buraco infinito andando em uma corda bamba. Toda sua família tentou e se deu mal: seu avô, seu bisavô, seu tataravô,… sua mãe também tentou, mas conheceu o anão do circo e fugiu com ele. Malabares com lenços, números de mágica e contorcionismo completam a diversão dos presentes. Duração: 45 minutos / Classificação: livre.
24/09 – 14H – A BAILARINA E O PALHAÇO
Inspirado nas tantas histórias de amores sublimes e desvairadas paixões, o espetáculo traz o singelo e clássico amor entre o Palhaço e a Bailarina, representado através de um belo adágio acrobático. Dois artistas circenses em cena, utilizando o público na ação, desenvolvem uma comédia romântica dividida em três pequenos atos, narrados por um espectador. Em cena números de mímica, contorção, malabarismos e acrobacias. Duração: 45 minutos / Classificação: livre.
01/10 – 14H – CABARÉ (DES)EQUILIBRADO
Senhoras e senhores, tomem seus lugares! A Cia Suno preparou um projeto dinâmico e divertido, que traz à cena uma grande brincadeira com o equilíbrio e desequilíbrio. No picadeiro, artistas convidados apresentam as várias possibilidades de equilibrismo, através da apresentação de números de rola-rola e monociclo. Pratos, bolas, facas, cadeiras, escadas… tudo pode ser equilibrado, ou desequilibrado. Duração: 50 minutos / Classificação: livre.
08/10 – 14H – CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO
Dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciar uma divertida obra. Realizam números de monociclo, rola-rola, mágicas close-up e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Aqui a Cia Suno demonstra habilidades técnicas de circo com uma roupagem diferente, realizando malabarismos e equilibrismos com trenas, cadeiras, escada e marmitas. Duração: 45 minutos / Classificação: livre.
15/10 – 14H – R.U.A
O palhaço Sanduba entra em cena para divertir e impressionar o público com suas habilidades circenses utilizando materiais reciclados do dia a dia, como panelas usadas, ovos, garrafas e copos. Em um cenário feito de caixas de papelão, sacolas plásticas e sucatas, o artista apresenta ainda números de mágicas e equilibrismos, mostrando ao público que no picadeiro não há limites para a criatividade e nem existe o impossível. Duração: 45 minutos / Classificação: livre.
22/10 – 14H – NA RODA COM SANDUBA
Fruto da pesquisa da companhia em espetáculos de rua, o espetáculo traz à cena o palhaço Sanduba em uma grande roda de rua. Aqui ele entra em cena como um palhaço viajante, mambembe, cigano, que utiliza técnicas de faquirismo para atrair a atenção do público. Monociclo, malabarismos, escapismo e rola-rola são alguns dos números utilizados neste show. Duração: 50 minutos / Classificação: livre.
29/10 – 14H – ESTRIPULIAS NO CIRCO
Inspirado nas tantas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas, o espetáculo resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A narrativa se desenrola contando a história da “FAMÍLIA SUNO”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Personagens clássicos utilizando números de equilibrismo, mágica, contorcionismo, mímica, dança, acrobacias e malabarismo. Duração: 50 minutos / Classificação: livre.
Serviço: Mostra Suno – 25 anos de Palhaçada
Onde: Hall do Teatro Anchieta – SESC Consolação
Endereço: Rua Dr Vila Nova 245 – Vila Buarque – São Paulo
Quanto: Grátis