Pela primeira vez em Florianópolis, a Mostra “Olhares sobre o Refúgio” reúne documentários brasileiros e estrangeiros em exibições gratuitas para marcar o Dia Mundial do Refugiado.
Além de abordarem temas atuais e pertinentes, os documentários trazem reflexões sobre diversas realidades de pessoas que foram forçadas a se deslocar de suas casas, deixando tudo para trás.
Jordânia, Alemanha, Brasil, Síria, Sudão do Sul, Togo e Birmânia são alguns dos países que você é convidado(a) a conhecer melhor através das lentes de 4 documentaristas diferentes.
O ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, em parceria com o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis (GAIRF) e a Fundação Catarinense de Cultura convidam você para essa jornada irreversível de empatia. Vamos?
Programação:
25/6 às 20h
“Exodus, de onde eu vim não existe mais” + Roda de Conversa
Direção: Hank Levine. 95 min. Brasil/Alemanha. 2016. Documentário.
Sinopse: O filme acompanha a dramática jornada de sete refugiados de diferentes países e mostra o desenrolar de seus destinos diante de um mundo pautado por fronteiras abertas e fechadas.
Trailer: https://bit.ly/2LQKfb2
26/6 às 20h
“Era o Hotel Cambridge” + Roda de Conversa
Direção: Eliane Caffé. 93 min. 12 anos. Brasil, 2017. Ficção Documental.
Sinopse: Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Os novos moradores do prédio têm que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.
Trailer: https://bit.ly/2LSUziz
27/6 às 20h
“Abrigo” dois filmes + Roda de conversa
Direção: Sansara Buriti. 15 min. Brasil, 2018. Documentário.
Sinopse: Em um ginásio esportivo em condições precárias na periferia de Boa Vista, capital de Roraima, centenas de venezuelanos tentam recomeçar suas vidas no Brasil.
“Zaatari – Memórias do Labirinto”
Direção: Paschoal Samora. 92 min. Brasil-Alemanha, 2018. Documentário.
Sinopse: Entre 2011 e 2018, a guerra civil na Síria já matou mais de 500 mil pessoas e exilou 5 milhões. É a pior crise de migração na história da humanidade, desde a Segunda Guerra. No deserto de Mafrak, fronteira da Síria com a Jordânia, uma nova cartografia carregada de memória e resistência se desenha, num dos maiores campos de refugiados do mundo.
Trailer: https://bit.ly/2taTQla
Acesse a programação completa do Dia Mundial do Refugiado no Brasil em: http://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/
Serviço:
Mostra Olhares sobre o Refúgio – edição Florianópolis
Data: 25 a 27 junho de 2018
Horário: 20h
Local: Cinema CIC – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600
Entrada franca