Morreu Vangelis, compositor do tema “Carruagens de Fogo”. Tinha 79 anos

Vangelis. Foto: Amazon

Cadena SER.- O compositor grego Vangelis, mais conhecido como o compositor da trilha sonora do filme Carruagens de Fogo, morreu aos 79 anos de idade, informou a Agência de Notícias de Atenas.

Diz-se que o falecimento ocorreu tarde na terça-feira, de acordo com uma declaração compartilhada pelos advogados do músico. No entanto, a declaração não especificou a causa da morte.

Evángelos Odysséas Papathanassíou, como Vangelis foi chamado, fez seu nome como compositor quando ganhou o Oscar de melhor trilha sonora em 1981, graças à partitura de Carruagens de Fogo acima mencionada.

A música alcançou o número um nas paradas estadunidenses e o álbum tornou-se um sucesso comercial, uma das trilhas sonoras mais vendidas da história.

Após este sucesso, o grego compôs a melodia para outras produções importantes como “Blade Runner”, “1492: A Conquista do Paraíso” ou “Alexandre o Grande” e, após mais de 50 anos de carreira, Vangelis ainda estava compondo. Na verdade, há apenas uma semana que seu último single foi lançado.

Pioneiro da música eletrônica

Sua carreira começou nos anos 60, com clássicos progressivos do rock psicodélico, mas foram as trilhas sonoras que ele compôs a partir dos anos 80, algumas das mais influentes do século XX, que lhe trouxeram seus maiores elogios.

Com apenas cerca de vinte trilhas sonoras, sua influência na história da música de cinema foi decisiva, pois foi ele quem popularizou o sintetizador.

No entanto, Vangelis sempre se inclinou para projetos musicais fora do cinema. Sua música foi até ouvida no espaço, quando a NASA lhe pediu para escrever um tema para uma missão não tripulada em 2001.

Com 50 álbuns no mercado, Vangelis tem sido um dos compositores mais vanguardistas de seu tempo desde seu início.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.