Na coluna Papo de Quebrada com o Luis BL nesta terça-feira, o tema foi a nova horta comunitária feita pela comunidade da Servidão Berreta, localizada no centro de Florianópolis, em conjunto com o movimento AgroRua: Agroecologia como ferramenta de transformação social. Para falar sobre o projeto recebemos Mariane Gonçalves, André Shafer, Bianca De Fiori Milani e Gabriel Amado, todos membros do movimento AgroRua.
O projeto na Servidão Berreta iniciou faz 4 meses, nesse período aglutinou várias pessoas da comunidade, movimentos e coletivos que foram se envolvendo. O projeto é financiado pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) através do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC).
A reportagem feita no local da horta mostra a alegria da comunidade com essa conquista coletiva que está proporcionando alimentos agroecológicos, mas não apenas isso, gera acolhimento e afeto.
O movimento AgroRua vê a agroecologia como uma ferramenta de transformação social. Ocupam espaços ociosos com jardins comestíveis e defendem o direito de todas e todos à uma alimentação de qualidade, sustentável e sem veneno. A comunidade, que já está pensando em novos projetos como uma biblioteca comunitária, demonstrou que os problemas sociais não se resolvem na bala.
Assista à reportagem completa no link abaixo: