Na última quarta-feira, 6, o reservatório da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), localizado no bairro Monte Cristo, se rompeu. Além do desespero no momento do ocorrido, 508 pessoas foram atingidas diretamente pelo rompimento do reservatório, dois moradores ficaram feridos e 170 desalojados. Sofreram perdas materiais dentro e fora das casas e houve morte de animais domésticos. O reservatório foi construída em 2022 e bastaram dois meses para surgirem as primeiras denúncias indicando fissuras e vazamentos por parte de moradores. Gomes & Gomes Ltda, empresa responsável pela obra, foi informada por engenheiros da Casan sobre vazamentos frequentes no local em maio de 2022. Nos e-mails, a empresa minimizou o problema.
Nesta edição do JTT estaremos ao vivo da sede da CASAN acompanhando os moradores atingidos pelo rompimento, entrevistaremos Rodrigo Timm, do Movimento dos Atingidos por Barragens. O MAB é um movimento popular nacional com mais de 30 anos de existência e experiência na organização de lutas por direitos de comunidades atingida por barragens e está junto das famílias nessa decisiva etapa de reivindicação por um processo de reparação justa.
Se você gosta do nosso trabalho, considere contribuir com o jornalismo inclusivo e de autogestão do Portal Desacato. Faça um PIX! Chave PIX: [email protected] ou acesse https://desacato.info/seja-um-a-leitor-a-amigo-a/