O gigante norte-americano de produtos agrícolas transgênicos investiu 4,6 milhões de dólares numa campanha anti-lobby para não ter que informar aos consumidores sobre os ingredientes transgênicos.
O novo projeto de lei será votado em novembro no estado de Washington, nos EUA, e apesar de que a iniciativa foi fortemente apoiada pela população do estado e as grandes empresas, como Dr. Bronner’s Magic Soaps e Ben & Jerry’s Ice Cream, a multinacional estadunidense não perde a esperança de mudar a situação financiando uma campanha e organizando a ativistas para promoverem uma decisão favorável para sua causa.
Em 2012 Monsanto realizou ações similares, quando gastou 44 milhões de dólares para uma campanha anti-lobby na Califórnia, quando se argumentava que o etiquetado provocaria o aumento do preço dos alimentos e que é anti-científico.
Os produtos geneticamente modificados causaram várias controvérsias e discussões sobre a sua segurança e o impacto para a saúde humana. Em maio de 2013 houve fortes protestos populares contra a Monsanto e outras empresas transgênicas que se recusam a etiquetar sua produção.
Tradução: América Latina Palavra Viva.