A mobilização dos trabalhadores na Epagri e Cidasc já está colhendo resultados importantes. Após a deflagração da greve no último dia 18, o Sindaspi foi procurado pela justiça do trabalho, para agendar a primeira audiência do dissídio coletivo de trabalho.
A reunião foi marcada para a próxima 5ª feira, 24/07, às 14h15min com a Epagri e às 14h30min com a Cidasc. Nota-se que a mobilização dos trabalhadores é o que faz a diferença e não o blá blá blá e as ameaças dos presidentes das empresas e secretário da agricultura. Estes, até o momento, apenas impediram a evolução das negociações, procurando impor uma proposta do governo goela abaixo para os trabalhadores.
Mais de 80% dos trabalhadores da Epagri e Cidasc não engoliram a proposta, mostrando que estão dispostos a lutar para obter um Acordo Coletivo de Trabalho mais digno, respaldado pela justiça do trabalho.
Entretanto, a audiência de 5ª feira não dá aos trabalhadores garantias de avanço na pauta de reivindicações. É necessário que as empresas tenham o bom senso de apresentar propostas decentes, que possam contribuir para que as atividades não sejam paralisadas na Epagri e Cidasc.
As perdas são históricas e os trabalhadores estão no limite da paciência. Está aumentando a cada dia a adesão ao movimento grevista. Os trabalhadores estão esclarecidos e preparados para o que for necessário fazer em nome da sua dignidade.
Fonte: Sindaspi SC
Foto: Ilustração