Missão exige a desmilitarização da polícia colombiana após escutar 300 testemunhas

Entrevista com a a deputada hispano-brasileira, Maria Dantas, realizada nesta quarta-feira (7/7), no JTT – A Manhã com Dignidade

A situação de violência estatal na Colômbia durante o Paro Nacional (greve nacional), com mais de 300 desaparecimentos forçados, mobilizou diversas organizações e ativistas de direitos humanos a nível internacional. A deputada hispano-brasileira Maria Dantas fez parte da missão catalã que visitou a Colômbia nos últimos dias.

A missão foi composta pelo governo da Catalunha, a prefeitura de Barcelona, e, entre coletivos e organizações, a entidade Taula Catalana per Colòmbia, que há 20 anos luta pela paz e direitos humanos na Colômbia.

Viajaram 3 deputadas do parlamento da Catalunha e Maria Dantas, deputada do congresso espanhol. Do dia 26 de junho ao dia 4 de julho estiveram em Bogotá e em Cali onde escutaram movimentos sociais e de direitos humanos e 300 testemunhas da violência policial. Segundo nos relata Maria Dantas, o foco foi a militarização das ruas e a violência estrutural.

A policia colombiana depende do ministério de defesa, ou seja, está militarizada. “A polícia está treinada para a guerra, não para atuar com os direitos humanos”, diz a deputada.

Assista à entrevista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.