O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta sexta-feira (25/02) que as Forças Armadas do país conseguiram controlar o aeroporto de Gostomel (também conhecido como aeroporto Antonov), localizado a cerca de 30 km de Kiev, bloqueando a capital ucraniana pelo oeste.
Segundo o ministro da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pela agência russa Tass, mais de 200 combatentes ucranianos morreram durante a operação.
“Em 24 de fevereiro, as Forças Armadas da Federação Russa realizaram uma operação de pouso bem-sucedida na área do aeroporto de Gostomel, nos subúrbios de Kiev. Durante a captura do aeroporto, mais de 200 nacionalistas de unidades especiais da Ucrânia foram mortos. Não há perdas nas Forças Armadas russas”, disse.
Ainda de acordo com o ministro, a tomada do aeroporto bloqueou a capital ucraniana pela região oeste da cidade.
“Atualmente, as principais forças das tropas aerotransportadas uniram forças com unidades de desembarque russas no aeroporto de Gostomel, bloqueando a cidade de Kiev pelo oeste”, afirmou Konashenkov.
O ministro ainda afirmou que “os militares russos estão tomando todas as medidas para evitar baixas entre a população civil” e assegurou que as Forças Armadas da Ucrânia “não participam das hostilidades em sua maior parte, apenas batalhões de nazistas ucranianos oferecem resistência feroz”.
Após a movimentação russa nos arredores de Kiev, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou que a capital “entrou em um nova fase, a de posicionamento defensivo, pronta para resistir também com o apoio de muitos cidadãos”.
*Com RT
Leia mais: