MINC volta. Ministro cai. É só o começo!

Por Dinovaldo Gilioli, para Desacato.info.*

Achava que o governo provisório de Michel Temer iria aguentar o tranco. Afinal, quem teve habilidade para tramar e conseguir um exitoso golpe não deve ser fraco. No entanto, foi só aumentar a pressão que o milho virou pipoca. As recentes manifestações, que se alastraram pelo Brasil, evidenciam a repulsa e descrença num governante posto goela abaixo.

O retorno do Ministério da Cultura (MINC), extinto a poucos dias, longe de sinalizar um recuo estratégico, demonstra que Temer está despreparado para governar e colocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento econômico, com justiça social.  A cultura de um povo é a base de tudo! O político que não enxerga isto, é ignorante ou mal-intencionado.

Mesmo com a volta do MINC a pressão deve continuar e aumentar, uma vez que a farsa do impeachment da presidenta Dilma Rousseff se escancara com as últimas notícias. A divulgação dos diálogos do ex-ministro do Planejamento Romero Jucá com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, sugerindo que o impeachment podia deter a Lava Jato, caiu como uma bomba.

Alertado sobre o risco de nomear para ministropessoas investigadas pela operação Lava Jato, como é o caso de Jucá, o presidente em exercício desconsiderou o fato e bancou o nome de seu homem de confiança. Por essas e outras, a menos de quinze dias no comando do país, Michel Temer acumula desgaste de quem parece estar governando há muitos anos.

Como já era conhecida, a baixa popularidade de Michel, aliada às recentes medidas amargas do velho receituário neoliberal, tende a aumentar. Por mais que desconverse, a conversa do senador Romero Jucá, antes de ser aprovada a admissibilidade do impeachment da presidenta Dilma na Câmara, e que só agora veio à público, joga lama por todos os lados. .

Diante dessas notícias fresquinhas, que aqueceram o cenário político, Michel Temer terá mais dificuldades ainda de caminhar sobre a corda-bamba em que se transformou seu carcomido governo. Em minha opinião, se avizinham outros acontecimentos inesperados.

 Um governo ilegítimo, só se sustenta pela força!

* Dinovaldo Gilioli é escritor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.