MinC publica portaria de criação do Programa Retomada Cultural do Rio Grande do Sul

Ação possibilita resposta estratégica às circunstâncias excepcionais enfrentadas em função do estado de calamidade. #DesacatoPontodeCultura

Reforçando o compromisso do Ministério da Cultura (MinC) com políticas públicas efetivas para a recuperação do setor cultural no Rio Grande do Sul após as enchentes que assolaram o estado, foi publicada nesta sexta-feira (19) a portaria de criação do Programa Retomada Cultural RS. A ação abarca ação formativa, apoio financeiro, incentivo à diversidade cultural e promoção de ações artísticas continuadas. São R$ 60 milhões em investimentos, que contribuirão para a recuperação e o fortalecimento das comunidades culturais gaúchas afetadas.

A ministra Margareth Menezes explica que o Programa foi construído à partir de um processo de escuta ativa, focado na compreensão das reais necessidades da comunidade cultural no estado. “Fizemos uma visita ao Rio Grande do Sul no início deste mês para ver de perto essa realidade e anunciar essa iniciativa e foi um importante momento de troca, onde as ações prioritárias ficaram mais evidentes à partir da fala de quem está vivenciando a realidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul hoje”.

O Retomada Cultural RS será executado pelo MinC, em parcerias com o poder público, a sociedade civil e com os serviços sociais autônomos. Compõem o Programa: Bolsa Retomada Cultural; Prêmio Retomada – Diversidade Cultural; Retomada Cultural – Ações artísticas continuadas; e outras ações e atividades voltadas aos agentes culturais residentes ou estabelecidos nos municípios do Rio Grande do Sul que tiveram estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 36, de 7 de maio de 2024.

“A amplitude dos danos sofridos pelo setor cultural no Rio Grande do Sul reforçou essa necessidade de uma retomada cultural que atenda de maneira abrangente e efetiva aos impactos socioeconômicos sofridos pela comunidade”, avalia o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares.

O secretário falou sobre a relevância da cultura para o desenvolvimento econômico e social do estado. “Tanto em termos de movimentação econômica quanto na geração de empregos e arrecadação de impostos, a cultura desempenha um papel crucial com perspectivas promissoras de crescimento e geração de empregos nos próximos anos. Por isso, nos comprometemos a possibilitar um ambiente de manutenção dos empregos e aquecimento da economia no Rio Grande do Sul”, explicou Márcio Tavares.

“Através de suporte financeiro, reconhecimento de entidades culturais e promoção de atividades artísticas contínuas, o programa busca assegurar a resiliência e a sustentabilidade da rica diversidade cultural do Rio Grande do Sul”, conclui o secretário-Executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa.

Acesse aqui as informações completas para o Retomada Cultural RS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.