Por Tiago Nhandewa e Márcio Kokoj.
Mídia Nativa ON! – “Conectado com Aldeias”.
Carta aos parceiros,
A “Mídia Nativa ON!”, foi lançada durante o “Levante” que ocorre em Brasília, no local próximo ao Teatro Nacional, Parque do Ipês, tendo como idealizadores os Étnicos Comunicadores da região Sul da Mata atlântica, Tiago Nhandewa, da Terra Indígena Araribá, Aldeia Tereguá, município de Avaí-SP, e Márcio Kokoj, Terra Indígena Mangueirinha, Aldeia Campina dos Índios, município de Mangueirinha-PR.
Com a indicação das lideranças e suas Organizações Regionais de base da APIB, como a ARPINSUL na Liderança de Kretã Kaingang e da ARPINSUDESTE na Liderança do Cacique Darã, além de serem os principais responsáveis pelo Levante.
O “Levante” conta com uma Comissão de Logística, apoio e articulação, liderada pela indígena Isabel Tukano e com a participação de outras mulheres indígenas.
Nesse sentido, contamos ainda com a colaboração voluntária do Dr. Dinaman Tuxá. Os Étnicos Comunicadores ficaram responsáveis pelas transmissões, cruzando com diversas páginas das organizações indígenas, indigenistas e parceiros tendo grande repercussão a nível nacional e internacional.
Ressaltando a importância da mobilização dos povos indígenas que está ocorrendo em Brasília em virtude dos projetos dos Leis anti-indígenas e inconstitucionais que estão sendo pautados nas diversas esferas dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
O PL 490/2007 e o julgamento de repercussão do geral no STF da Terra Indígena Laklano, do Povo Xokleng. A cobertura realizada pela “Mídia Nativa ON!”, com falas dos responsáveis e da comissão tem trazido diversos apoiadores que estão sendo imprescindíveis para permanência dos povos indígenas na Capital Brasileira, os apoiadores até o momento são: SINPRO, SINDICATO DOS BANCÁRIOS, DEPUTADA ERIKA KOKAY (PT), DEPUTADA ARIELE SAMPAIO (PT), SINDSASC, ADUNB, MST (MARCÃO), CONTAG, MATR (ANTONIO JÚLIO e RICARDO), OAB (BEETHOVEN), SINDICATO DOS CONCURSOS PÚBLICOS, LIDERANÇA DO PT DA CÂMARA, CIMI, APIB, FEIRINHA DA 216 NORTE E ASIBAMA (DF).
O objetivo principal da “MIDIA NATIVA ON!”, em primeiro lugar é conectar as aldeias como a mobilização. E também mostrar e sensibilizar a sociedade como um todo da relevância da luta dos povos indígenas do Brasil. Primeiramente pelo território, pelas aguas, florestas, vida e as futuras gerações.
Portanto, para que essa Mídia continue transmitindo as vozes dos mais de 40 Povos indígenas presentes no 1º LEVANTE PELA TERRA, para suas bases e sociedade, é imprescindível equipamentos tecnológicos de qualidade para atender essa finalidade. Ressaltando, que o projeto da “MÍDIA NATIVA ON!” é promissor, mas tem a intenção de continuar “conectando as aldeias” de todo o Brasil. Assim sendo, contamos com o apoio de nossos amigos e parceiros.
Brasília/DF, 17 de junho de 2021.
Atenciosamente,
MÍDIA NATIVA ON!
E-mail: [email protected].