Os cultivos geneticamente modificados devem, pela primeira vez, ocupar mais da metade da área plantada no Brasil em 2013. De acordo com a consultoria Céleres, a área plantada com transgênicos deve atingir 37,1 milhões de hectares neste ano, o que representa um aumento de 14% em relação à safra anterior.
A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para uma área recorde voltada a agricultura no país neste ano. Uma área de quase 70 milhões de hectares será destinada para esse fim. A estimativa é que os transgênicos representarão 54,8% de toda a área cultivada no Brasil em 2013.
O avanço do cultivo de organismos geneticamente modificados é criticado continuamente pelos movimentos do campo que defendem uma produção ecologicamente responsável. Diversos estudos já apontaram a relação entre o consumo desses alimentos e o aumento nos casos de câncer e problemas reprodutivos.
A safra total de milho com utilização de biotecnologia deve totalizar 12,2 milhões de hectares. Há cinco anos, a adoção total de milho transgênico cobria apenas 1,2 milhão de hectares.
Fonte: Radioagência NP