Médicos relatam atendimento de pacientes com hemorragias e insuficiência renal após uso de ‘Kit Covid’

Em um dos casos, o uso de azitromicina teria levado a cólicas, diarreia e fortes dores abdominais

Por Luisa Fragão.

Médicos do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo relatam efeitos colaterais como hemorragias e insuficiência renal em pacientes que fizeram uso do chamado “kit Covid”, que reúne medicamentos ineficazes contra a Covid-19. Em um dos casos, o uso de azitromicina teria levado a cólicas, diarreia e fortes dores abdominais.

Segundo reportagem do jornal Estado de S.Paulo, o paciente que fez uso de azitromicina procurou atendimento médico e recebeu omeprazol para o alívio dos sintomas. Com isso, acabou desenvolvendo um quadro raro de insuficiência renal.

“O omeprazol é uma medicação boa, tem várias indicações, mas existe uma complicação rara que pode acontecer chamada nefrite intersticial aguda, que é como se fosse uma alergia nos rins”, conta o médico nefrologista Valmir Crestani Filho, do Hospital das Clínicas, em entrevista ao jornal.

Outro caso é de um paciente que fez uso do kit Covid e acabou tendo uma hemorragia gástrica. Ele precisou ser hospitalizado e se recuperou. Por ter um quadro de úlcera não diagnosticado, a medicação acabou agravando o problema.

Apesar de não terem comprovação científica, os medicamentos do kit Covid foram publicamente defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro para tratamento da doença. O mandatário fez propaganda diversas vezes da cloroquina e hidroxicloroquina.

Em declaração no início de fevereiro, no entanto, Bolsonaro admitiu que a substância pode, de fato, ser um “placebo” no tratamento da doença. “Pelo menos não matei ninguém”, disse o presidente, ao lado de Antônio Barra Torres, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.