Medalha Cruz e Sousa: Suzaninha é a primeira drag queen a receber a maior honraria da cultura catarinense

Criada em 2014 pelo ator, produtor e pesquisador Arthur Gomes, Suzaninha ocupa hoje um lugar de destaque nacional quando o assunto é arte drag e políticas públicas

Dona de um carisma invejável e de um talento irretocável, Suzaninha, juntamente com a BAPHO Cultural, movimentam a cena da cultura LGBTQIAPN+ no sul do Brasil. A artista que teve a Medalha Jennifer Celia Henrique rejeitada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, foi agora indicada pela sociedade civil para receber a mais importante honraria da cultura catarinense, a Medalha Cruz e Sousa.

Para Arthur Gomes, intérprete da Drag Suzaninha, “receber a Medalha Cruz e Sousa é uma conquista muito importante para a comunidade LGBTQIAPN+ do estado, sendo eu a primeira Drag a ocupar este lugar. Além disso, tem um peso simbólico, afinal a honraria reconhece o que é cultura e coloca a arte drag e cultura LGBTQIAPN+ em destaque no cenário catarinense”.

E quando falamos de reconhecimento da cultura LGBTQIAPN+, Suzaninha, juntamente com Thomas Dadam e Elaine Sallas, fundaram em 2019 a primeira Setorial de Cultura LGBTQIAPN+ do país, na capital catarinense.

“Entendo a responsabilidade social que detenho enquanto artista LGBTQIAPN+ e drag ao conquistar uma medalha como esta. Nosso trabalho rompe as fronteiras de Florianópolis e do Estado, estamos levando o nome de Santa Catarina para o Brasil todo enquanto um dos estados com significativa produção da nossa cultura, afirma o artista.”

Suzaninha e outros nomes da cultura do Estado vão receber a Medalha Cruz e Sousa no dia 24 de novembro, aniversário do poeta que dá nome a medalha, às 19h na Academia Catarinense de Letras, em Florianópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.