Apesar de a Justiça Federal suspender a divulgação de resultados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estudantes relataram que conseguiram visualizar notas de corte nesta terça-feira 28. Segundo decisão judicial, a plataforma não poderia publicar estas informações porque o Ministério da Educação (MEC) ainda não provou que solucionou totalmente os erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em nota, a pasta comandada por Abraham Weintraub admitiu que as listas do Sisu foram visualizadas “por alguns minutos”, durante o período da manhã. No entanto, o ministério diz que as informações veiculadas “não representam o resultado oficial” e que a divulgação “continua suspensa”.
Nas redes sociais, candidatos postaram fotos e capturas de tela com resultados que, supostamente, seriam da edição 2020 do Sisu.
Em sua conta no Twitter, o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Pedro Gorki, acusou o MEC de descumprir uma ação judicial.“Temos provas de que durante aproximadamente 3 minutos o resultado do Sisu foi divulgado no dia de hoje, demonstrando que o MEC descumpriu uma ação da Justiça Federal. Além do ministro da Educação desrespeitar os estudantes, ele desrespeita também a Justiça. Vem processo aí!”, escreveu Gorki.