Marcha reúne mais de 20 mil trabalhadores em Brasília

Fotos e texto Marcela Cornelli, jornalista do Sindprevs/SC e Diretora do Sindes.

Primeiro de maio, Dia do Trabalhador, batendo a nossa porta e uma gigantesca massa de trabalhadores movimentou Brasília neste dia 24 de abril.  A Marcha à Brasília no dia 24 reuniu, de acordo com a organização do evento, mais de 20 mil trabalhadores do campo e da cidade, sem-teto, integrantes do MST, servidores públicos das três esferas e trabalhadores da iniciativa privada, estudantes e diversas entidades sindicais.

Entre as bandeiras da Marcha estavam fim do fator previdenciário sem a aplicação da fórmula 85/95, que prejudica as aposentadorias, a revogação da reforma da Previdência de 2013, pela reforma agrária, contra o Acordo Coletivo de Trabalho que vem para flexibilizar as leis trabalhistas no País, entre outras. Estudantes ligados à Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes) realizaram um protesto em frente ao Congresso em protesto à presença do deputado Marcos Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.

A Marcha sem dúvida foi um marco na reorganização do movimento sindical e mostrou que há alternativas às centrais sindicais pelegas hoje ligadas ao governo e ao imobilismo do movimento sindical. A diversidade de pautas mostra mais do que é possível a unidade da classe trabalhadora na luta, pois só assim faremos frente ao projeto do capital que sufoca, massacra e mata os trabalhadores.

O ano inicia mostrando que os trabalhadores estão dispostos para a luta. O governo que fique atento, pois mais protestos virão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.