Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
Em 28 de novembro de 2011, o vereador Marcelino Chiarello (PT) foi assassinado na sua casa em Chapecó (SC). Segundo organizações que até hoje pedem justiça, ele teria incomodado muitas famílias poderosas da região. O caso foi dado como suicídio.
Hoje completam-se nove anos do assassinato de Chiarello e o Portal Desacato faz uma retrospectiva de alguns momentos de mobilização da comunidade do Oeste Catarinense, na luta por justiça e democracia. Entre as matérias publicadas nos últimos meses, está a entrevista com o Juiz Jorge Moreno, que realizou um trabalho na região do Extremo-oeste e Oeste do estado catarinense contextualizando as experiências do Maranhão e retratando como acontece a promoção de direitos, a importância de construir formas de defesa das comunidades que ainda são perseguidas pelo poder judiciário, ministério público e pelo policiamento, essas três categorias que segundo ele, associam-se em diversas situações atuando contra a garantia de direitos aos trabalhadores e trabalhadoras.
Confira alguns vídeos das coberturas feitas por Desacato.
Julgamento Popular em Chapecó em 30 de junho de 2018.
Matéria publicada em 28 de junho de 2018 sobre o julgamento popular.
Cobertura do julgamento: caravanas com organizações sociais e populares se dirigiam até Chapecó para acompanhar o julgamento popular.
Entrevista com o advogado Prudente José Silveira Mello no julgamento popular do caso Marcelino Chiarello em Chapecó, SC, trazendo os desdobramentos do julgamento popular.
Entrevista com a professora Elenira Vilella em Chapecó.
Juiz Jorge Moreno fala sobre as articulações no Extremo-oeste de Santa Catarina.
Leia mais:
Confira a sentença popular: Julgamento do caso Marcelino Chiarello
Sentença do Julgamento Popular: Quem Matou Marcelino Chiarello?
Suicídio versus homicídio: Quem matou o vereador catarinense Marcelino Chiarello?
Acampamento do MST leva nome de Marcelino Chiarello.
Dois acampamentos são realocados em Santa Catarina, um deles, Marcelino Chiarello