‘Parece uma garota… pensa como homem’: filial da Bic pediu desculpas por mensagem que provocou série de críticas de mulheres no país
A filial sul-africana da fabricante de canecas Bic pediu desculpas nesta terça-feira (11/08) por uma mensagem considerada de cunho machista que foi publicada pela companhia nas redes sociais na ocasião do Dia das Mulheres, celebrado no domingo (09/08) no país.
Com a frase “Parece uma garota, age como uma donzela, pensa como um homem e trabalha como um chefe”, a Bic gerou revolta de internautas, que criticaram o sexismo, a suposta “inferioridade intelectual” das mulheres, bem como a sua infantilização no ambiente de trabalho.
No Facebook, a marca apagou a postagem, pediu desculpas e argumentou que a proposta da mensagem era de “empoderar as mulheres no melhor sentido possível e não depreciá-las”.
“Nós pegamos essa frase do blog ‘Mulheres nos Negócios’. Esse site explica o contexto em com quais intenções ela foi escrita. A Bic acredita na celebração das mulheres e em sua poderosa contribuição em nossa sociedade”, afirmou a companhia.
Entretanto, o mea culpa não foi suficiente para muitos usuários de redes sociais. Segundo o jornal sul-africano Sunday Times, várias internautas criticaram a terceirização da culpa por parte da Bic.“Nós lamentamos que ofendemos vocês, mas não lamentamos pela nossa propaganda, porque veio de outro site e não é realmente nossa copa. Nós dizemos que apoiamos o empoderamento das mulheres, mas nossos produtos e mensagens revelam justamente o oposto”, ironiza a sul-africana Danielle Kate.
“E como vocês não notaram que o blog não estava cheio de besteiras [sic] misóginas? Isso não os absolve de sua responsabilidade. Misoginia benevolente não faz nada disso melhor”, afirma Mamarumo Mononela, outra comentadora.
Em meio às críticas, a empresa fez outra postagem no Facebook em uma nova tentativa de pedido de desculpas. “Vamos começar dizendo que lamentamos inacreditavelmente por ofender todo mundo – essa nunca foi nossa intenção, mas nós entendemos completamente onde nós erramos. Aquele post nunca deveria ter sido publicado. O retorno que vocês nos deram vai nos ajudar a garantir que aquilo nunca mais vai acontecer novamente e nós ficamos contentes com isso”.
Contudo, esta não foi a primeira vez que a Bic é acusada de marketing sexista. Em 2012, a companhia lançou canetas rosas “feitas para elas”, supostamente com design feito de acordo com “as mãos das mulheres”, causando indignação no Reino Unido.
O caso ganhou repercussão ao redor do mundo e foi alvo de críticas até da comediante norte-americana Ellen Degeneres. “Vocês acreditam nisso? Nós, mulheres, tivemos que usar canetas masculinas esse tempo todo, eca! Mas a pior parte de tudo é que ela [a caneta] não vem com instruções de uso. Como eles esperam que nós aprendamos a escrever com isso?”, ironizou a apresentadora à época.
Fonte: OperaMundi.