CONFIRA AQUI A LISTA DAS ENTIDADES QUE APOIAM E ASSINAM ESSE MANIFESTO:
https://docs.google.com/document/d/13j3y4bzTCXvusgyx7Og6SYx2Xc8CtiJtVXE1ryixY9I/edit?usp=sharing
Aos Deputados e às Deputadas Estaduais de Santa Catarina,
As organizações que apoiam e fomentam a Agroecologia e Produção Orgânica, a Alimentação Saudável e a Transição Ecológica em Santa Catarina, vêm através deste solicitar apoio e atenção ao debate orçamentário que está acontecendo no Legislativo Catarinense. Como é do conhecimento, em 2023 o Governo do Estado de Santa Catarina previu no orçamento de apenas R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) para a promoção e incentivo à agroecologia e produção orgânica em todo Estado, sendo que ao longo deste ano, pouco desse recurso foi de fato utilizado.
Neste sentido Senhoras e Senhores Deputados requeremos a possibilidade de suplementação na dotação orçamentária no que se refere: “à Promoção e Incentivo à Agroecologia e Produção Orgânica”; e “a Política de Segurança Alimentar e Nutricional”, pois fortalecerá as práticas agrícolas sustentáveis e vai ao encontro do enfrentamento aos desafios contemporâneos, como preservação ambiental, segurança alimentar e a promoção da saúde. Investir nesses setores não só impulsiona a economia rural, bem como, cumpre um compromisso ético e social, e também, contribui para a construção de um modelo agrícola mais equitativo e resiliente em Santa Catarina, contribuindo para uma sociedade mais justa, saudável e sustentável. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) vem alertando sobre a necessidade de se adotar uma agricultura sustentável em todo o globo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A própria FAO cita a agroecologia como estratégia a ser adotada pensando na sustentabilidade ambiental.
Senhoras e Senhores Deputados, essa é a oportunidade para fortalecermos juntos as bases para o pleno desenvolvimento humano, na promoção da dignidade e na qualidade de vida para todos os cidadãos, garantindo o Direito Humano à Alimentação Saudável.
Muito boa iniciativa. Parabéns pela luta por essa pauta tão importante. Como outras instituições fazem para assinar essa carta TB?