Bruxelas – A União Europeia deve reafirmar hoje (sexta-feira), em Bruxellas, estar pronta a ajudar o Mali a retomar o controle do Norte ocupado por islamitas armados, planeando uma missão militar de treinamento do exército maliano, de acordo com um projecto de declaração entregue à AFP.
Reunidos em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo da UE vão prometer “ajudar o Mali nos seus esforços para restabelecer um governo plenamente democrático exercendo a sua autoridade sobre todo o território maliano”, indica o projecto de declaração que deve ser aprovado durante a reunião.
Essa confirmação surge, numa altura, em que se deveria realizar em Bamako, uma reunião internacional de alto nível destinada a definir uma estratégia de reconquista militar do norte do Mali, cujo princípio é já um dado adquirido.
“A UE, vai estudar ajuda à força internacional militar, em conformidade com a resolução do Conselho de Segurança da ONU de 2011 e acelerar a planificação de uma possível missão no quadro da Política de defesa e de segurança comum, afim de ajudar na reorganização e no treinamento das forças de defesa malianas “, precisa o comunicado.
A UE reafirma o seu compromisso de retomar gradualmente a sua cooperação ao desenvolvimento com as autoridades do Mali “, uma vez um roteiro credível e consensual será adoptado, com vista a restauração da ordem constitucional”, já confirmada no início desta semana pelos ministros europeus dos Negócios Estrangeiros.
A 12 de Outubro, o Conselho de Segurança da ONU adoptou uma resolução preparando o desdobramento duma força militar internacional de cerca de três mil homens no Mali, dando 45 dias a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao ) para apresentar os seus planos.
Fonte: http://www.portalangop.co.ao
Imagem: Wikipedia