Redação/Portal Desacato.
O povo saarauí é um povo autóctone do Saara Ocidental, com uma cultura e identidade fortes. No entanto, na partilha que fez a Europa de suas colônias no século 19 ficou como “propriedade colonial” da Espanha. Mais tarde tornou-se um anexo do Reino de Marrocos e da Mauritânia. E assim continuou sua luta pelo direito a se constituir como república independente.
Durante todos esses anos a RASD tem obtido o reconhecimento de mais de 80 países, mas não ainda da República Federativa do Brasil. Poderia acontecer durante o novo mandato do presidente Lula esse reconhecimento? Brasil, por exemplo, reconhece o Estado Palestino. Que fatores impediriam isso? Os interesses econômicos e energéticos da Fança e da Espanha, associados aos de Marrocos e Estados Unidos pesam como para que o povo saarauí não obtenha o que lhe corresponde? Como está a luta desse povo contra o neocolonialismo imposto?
Para conhecer mais sobre essa importante luta que acontece na África, entrevistamos Ahamed Mulay Ali, embaixador da Frente Polisário no Brasil e a cientista política, Moara Crivelente.
Ouça ou assista a entrevista completa clicando no link abaixo: