Maia define votação da Previdência esta semana

Ainda sem a garantia do apoio necessário para a aprovar as mudanças na Previdência Social (PEC 287/16), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou no domingo (3), após jantar com parlamentares, que definirá esta semana a votação da PEC. Segundo ele, até quinta-feira (7) haverá uma decisão se a reforma será votada na semana do dia 13 ou se ficará para 2018.

Apesar da mudança tímida no tom do discurso, Maia ainda não está seguro sobre o resultado, mas afirmou que partidos da base do governo vão trabalhar para construir as condições de se votar a reforma da Previdência.

“Fizemos uma reunião com os partidos da base e saímos da reunião com expectativa muito grande de conseguir reunir os votos destes partidos que somam mais de 320”, disse Maia.

As siglas chegaram a discutir uma espécie de “pacto” para que nenhuma aceite deputados que votarem contra a Previdência na janela de 2018. No entanto, ninguém fechou questão, uma vez que a adesão do DEM e do próprio PMDB ao “acordo” não é vista como certeira. Dessa forma, essas legendas poderiam aumentar ainda mais suas bancadas, ampliando, consequentemente, seu poder político.

Mas apesar das articulações e conchavos, o governo sabe que ainda está longe dos 308 votos necessários para aprovar a reforma da Previdência. Às vésperas de ano eleitoral, deputados continuam temendo a má repercussão da votação da matéria nas urnas em 2018.

Para convencer a população de que a PEC 287 não é tão ruim e assim diminuir a resistência no Congresso, o governo tem investido pesado em publicidade. Na última semana, a propaganda chegou a ser suspensa por ser considerada mentirosa, mas nesta segunda (4), a Justiça já a liberou novamente.

Enquanto isso, a Oposição investe em discursos desmentindo o governo. Segundo parlamentares contrários à reforma, o novo texto da PEC permanece tão ruim quanto a proposta original e continua penalizando o trabalhador, enquanto o governo fornece renúncias fiscais a grandes empresas.

Fonte: Portal Vermelho. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.