Por Camila Almeida/Girassol Cultural
O maior festival de música do oeste catarinense está chegando. Magnólia Festival – acontece no dia 22 de outubro e promete movimentar a cidade com um público confirmado vindo de 60 cidades de 5 estados brasileiros, entre eles São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Distrito Federal. Os movimentos dessa iniciativa são sentidos em diferentes setores da economia, como turismo, hotelaria, gastronomia e transporte.
Além dos reflexos indiretos o projeto gera cerca de 100 vagas diretas de trabalho para o setor cultural entre músicos, técnicos, iluminadores, sonoplastas, atendentes, designers, jornalistas, fotógrafos, produtores, filmmaker, motoristas e profissionais dos serviços gerais, de diferentes cidades do oeste, estimulando a economia regional.
“Nós vemos muita potência em nossa região e sabemos que, o que antes era somente encontrado nas grandes capitais, hoje pode ser oferecido também no interior. O nosso projeto coloca Chapecó na rota dos shows nacionais trazendo para cá, grandes nomes da música no País, na atualidade. Uma forma de iniciar esse movimento de descentralização, oportunizar o acesso do público, movimentar o setor e como consequência fazer uma injeção na economia municipal”, explica Ana Laura Diaz, idealizadora do Magnólia.
Em sua 6ª edição o Projeto traz para o palco artistas contemporâneas, que já passaram pelos palcos do Rock in Rio e Lollapalooza, e alguns concorrendo em diferentes categorias ao Prêmio Multishow, que acontece na próxima semana.
“Quem vem ao Magnólia assiste a 9 shows, entre eles as nossas três principais atrações: Liniker, Johnny Hooker e Jovem Dionísio. Além disso, grandes nomes como Dandara Manoela, Amanda Cadore, Orquidália, Mar de Marte, Thalia Abdon e XxJasperxX. Esse line up foi pensado tanto para oportunizar o acesso a shows nacionais, como para dar espaço e oportunidade para quem é da região, para quem está começando e traz um ótimo trabalho e precisa de oportunidades”, explica Ana Laura.
Magnólia se consolida como o maior festival do oeste de Santa Catarina. Neste ano o projeto recebeu o Prêmio Funarte Festivais de Música da Funarte 2021, um dos mais importantes editais voltados ao incentivo de festivais de música no País, sendo o único projeto catarinense contemplado. Também recebe o patrocínio do Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó.
Com o objetivo de oportunizar o acesso da comunidade, o projeto oferece ingressos com entrada popular. “No ‘ingresso solidário’ o público paga meia entrada e doa um quilo de alimento entregue no dia do evento, o qual será direcionado ao Programa Viver – instituição não governamental que desenvolve ações voltadas à crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Além de garantir a sua entrada nesse grande encontro, ajudamos uma iniciativa que traz resultados para a comunidade”, pontua a idealizadora.
.
Serviço
6ª edição do Magnólia Festival
Data: 22/10/2022
Local: Fasul Eventos – Chapecó/SC
Ingressos disponíveis aqui
Estudantes, idosos, professores, pessoas com deficiências e doadores de sangue pagam meia entrada.
Ingresso solidário: doe 1kg de alimento e pague meia entrada.