Acompanhado por milhares de simpatizantes na Praça Diego Ibarra, o presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, inscreveu nesta segunda-feira (11/03) sua candidatura para as eleições que definirão o sucessor de Hugo Chávez, marcadas para o dia 14 de abril.
A apresentação da candidatura de Maduro às eleições se dá um dia após o discurso de Henrique Capriles, no qual confirmou que representará o bloco oposicionista MUD (Mesa de Unidade Democrática), com o qual disputou o último pleito presidencial contra Chávez, e foi derrotado nas urnas.
Multidão se aglomera na praça Diego Ibarra para acompanhar a inscrição de Nicolás Maduro à Presidênci da Venezuela/EFE
“Não sou Chávez, mas sou seu filho, e todo o povo é Chávez! Aqui venho entregar o mesmo Plano da Pátria [o plano de governo presidencial do PSUV] que ele me entregou há nove meses exatamente, e venho trazer um compromisso com nosso povo em campanha eleitroral, como prega a Constituição. Que nada inocule o veneno do rancor e do ódio”. disse Maduro em seu discurso.
“O povo de Chávez tem de ser o povo da paz, da democracia, da convivência e da prosperidade. Há exatos nove meses, a presidente [do Conselho Nacional Eleitoral] Tibisay Lucena, tomou o Plano da Pátria de minhas mãos e agora a entrego, com amor, lágrimas e dor e também com mais esperanças de um povo que desepertou e que nunca mais será dominado, o Plano da Pátria 2013-2019”.
Maduro foi indicado para disputar a eleição pelo próprio Chávez, no dia 8 de dezembro de 2012. Na ocasição o presidente falou que seu vice deveria ser candidato, caso um novo pleito precisasse ser realizado.
“Peço ao comandante Hugo Chávez que me dê força e sabedoria, que me permita cumprir plenamente a ordem que ele me instruiu naquela noite de 8 de dezembro de 2012, quando disse ao nosso povo que, se algo se passasse com sua vida nessa terra, nós tomássemos seu programa e sua causa em prol da batalha pela pátria”, disse Maduro..
O candidato à oposição, Henrique Capriles, deve apresentar sua candidatura até o final desta tarde.
Fonte: Ópera Mundi