Lula passa bem após procedimento para retirada de lesão na laringe e segue em repouso em São Paulo

O presidente eleito tinha uma leucoplasia – espécie de placas brancas na corda vocal esquerda – que foi identificada no check-up antes da viagem ao Egito. A biópsia mostrou não haver malignidade após procedimento bem sucedido e Lula já teve alta

Foto: Ricardo Stuckert

RBA.- O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi internado ontem (20) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para retirar de uma lesão na laringe. O procedimento foi bem sucedido e Lula já teve alta nesta segunda (21), de acordo com boletim médico divulgado às 8h de hoje. O petista foi atendido por equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Rui Imamura e Artur Katz.

Por volta das 9h, Lula usou as redes sociais para divulgar seu estado de saúde. “Bom dia. Já em casa, depois de um pequeno procedimento ontem. Tudo resolvido e bem. Boa semana para todos”, escreveu. O presidente eleito deve permanecer em sua residência na capital paulista até amanhã, sem agenda pública.

Antes de sua viagem para a Conferência do Clima da ONU, a COP27, no Egito, na semana passada, Lula havia sido diagnosticado com leucoplasia – espécie de manchas ou placas brancas na prega vocal esquerda. A lesão foi identificada em exames de rotinas realizados no mesmo hospital no dia 12 de novembro. Na ocasião, o boletim médico também apontou que os exames do futuro presidente estavam “normais”. Além de mostrar a “completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”.

Resultado esperado

O exame de nasofibroscopia acabou, no entanto, mostrando uma inflamação na garganta decorrente do “esforço vocal” e “uma pequena área de leucoplasia na laringe”, segundo o documento. Na época, Lula realizou exames de ecocardiograma, angiotomografias e tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET scan). O novo boletim médico, divulgado nesta segunda pelo hospital, destacou que, após o procedimento, a biópsia mostrou ausência de neoplasia, ou seja, de um tumor.

O deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP), que acompanhou a cirurgia, afirmou em seu Twitter que o resultado foi o “esperado”. “Lesão benigna, sem qualquer sinal de malignidade. Lula está mais do que pronto para ouvir o diagnóstico da transição e mudar o Brasil”, confirmou o parlamentar.

O presidente eleito iria para Brasília nesta terça (22) para se reunir com a equipe de transição que vem sendo coordenada por seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). A agenda do petista, contudo, deve ser adiada para quarta (23), após o procedimento médico.

Leia a íntegra do boletim médico

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

21/11/2022

8H

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia.

Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski.

Dr. Luiz Francisco Cardoso, Diretor de Governança Clínica

Dr. Ângelo Fernandez, Diretor Clínico

(*) Com informações do site Poder360

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.