“A rebelião do vivido no jornalismo independente de Florianópolis”, livro organizado pela jornalista Míriam Santini de Abreu e diagramado pela jornalista Sandra Werle será lançado na capital catarinense.
Anota aí! Dia 30/10 (sexta-feira) vamos lançar, às 14 horas, com a participação das autoras e autores, o livro “A rebelião do vivido no jornalismo independente de Florianópolis”, produção da revista Pobres & Nojentas e da Letra Editorial. A organização é da jornalista Míriam Santini de Abreu com projeto e diagramação da jornalista Sandra Werle. No lançamento também vamos celebrar o Dia do Saci-Pererê e seus Amigos – que é em 31 de outubro – como a Pobres & Nojentas vem fazendo desde 2003.
São autores do livro Ana Claudia Rocha Araujo, Anita Grando Martins, Claudia Weinman, Coletivo do Portal Catarinas, Dario de Almeida Prado Júnior, Elaine Tavares, Jeffrey Hoff e Míriam Santini de Abreu.
Os artigos contam como foram as riquíssimas experiências que, desde os anos 1980, moveram e movem, na cidade, jornalistas comprometidos com o que se tem chamado de jornalismo independente/alternativo/contra-hegemônico. Com elas mostram-se a força e a capacidade de organização do movimento popular de Florianópolis e o jornalismo que deu e dá visibilidade a esses movimentos.
Estão contadas as rebeldias da Bernunça (anos 1980), da Folha da Lagoa (anos 1990), do jornal Guarapuvu, da Rádio Comunitária Campeche, da Pobres & Nojentas, do Portal Desacato (anos 2000), do Daqui na Rede e do Portal Catarinas (anos 2010).
Florianópolis precisa e merece que essas histórias – as nossas, as das e dos jornalistas rebeldes, a da cotidiana rebelião do vivido na cidade –, sejam lembradas, assim como as lutas populares que esses veículos têm narrado nas últimas quatro décadas.
Dia 30, espia lá, na conta da revista Pobres & Nojentas no YouTube!
Em tempo! A arte do saci no card é do querido Leopoldo Nogueira!