Livro conta as trajetórias de gerações de mulheres negras que participaram de movimentos sociais nas periferias nos anos 1980/1990 e 2000
O livro “Negras lideranças – mulheres ativistas da periferia de São Paulo”, de Eliete Barbosa, conta as trajetórias de gerações de mulheres negras que participaram de movimentos sociais nas periferias nos anos 1980/1990 e 2000, demonstrando o seu protagonismo na construção destes movimentos.
Seu lançamento, previsto para o próximo dia 12 de fevereiro, vai contar com a participação de artistas negras e uma mesa de debates com a autora e também com Matilde Ribeiro, professora da Unilab (Universidade da Integração Luso-Afrobrasileira) e ex-ministra da Igualdade Racial no governo Lula, que escreveu o prefácio da obra.
Participarão ainda Rosane Borges, pesquisadora e doutora em Comunicação, que também escreveu uma apresentação no livro e o professor Salvador Sandoval, da PUC/SP, que orientou a pesquisa de mestrado da autora que deu origem ao livro.
O objetivo da obra, segundo a autora, é retirar da invisibilidade as vozes destas mulheres que foram responsáveis pelos movimentos que conquistaram vários direitos sociais no Brasil. Muitas destas experiências foram vivenciadas também pela autora que é assistente social e atuou em movimentos de moradia e em projetos habitacionais populares.
A obra é uma publicação da Dandara Editora e já está à venda no site http://www.dandaraeditora.com.br.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Negras Lideranças – mulheres ativistas na periferia de S. Paulo”, da Dandara Editora.
Quando: dia 12 de fevereiro, quarta feira, as 19h00
Onde: Fundação Lauro Campos/Marielle Franco – Alameda Barão de Limeira, 1400 – Campos Elíseos – S. Paulo (SP)
Entrada: gratuita