Livraria Libertária Lucy Parsons: agora é oficial!

    Coletivo Anarquista Bandeira Negra 

    Integrante da Coordenação Anarquista Brasileira

    No dia 07 de março, data de 72 anos da morte de Lucy Parsons, foi inaugurada oficialmente o segundo espaço literário do Coletivo Anarquista Bandeira Negra. O primeiro, em Joinville, com a Livraria 36; agora, em Florianópolis, a Livraria Libertária Lucy Parsons – LLLP. No evento de inauguração houve uma mística de abertura com textos da anarquista estadunidense, uma exposição em painéis de várias anarcofeministas (textos disponíveis aqui), além de um cinedebate, com o filme “Mujeres Libres: Indomables”, documentário sobre aquele grupo durante a Guerra Civil Espanhola. O evento foi realizado em parceria com o Instituto Arco-Íris, na Travessa Ratcliff, no centro de Florianópolis. Também, é claro, tivemos a presença da banquinha de livros da LLLP.

    Livraria

    A Livraria Libertária Lucy Parsons tem a intenção de ser um instrumento de propaganda, de comunicação e de divulgação das ideias e das lutas libertárias, aqui na cidade como no país e no mundo.

    Não esquecemos o legado histórico desta anarquista que foi uma grande difusora dos ideais contra a dominação e a exploração. Dominação que oprime e silencia milhões de mulheres no mundo, segrega povos e etnias e discrimina sexualidades. Exploração que determina quem deve possuir mais e como se dá essa relação de força. Nesta intenção tratamos de instrumentalizar e desmistificar estereótipos reducionistas sobre o anarquismo, que vem sendo deturpado e desfigurado pela grande mídia burguesa desde a época de Parsons, Louise Michel, Sacco e Vanzetti e tantas e tantos anarquistas, na ignorância instruída e no silenciamento.

    Recebemos o elogio do biógrafo autorizado pela família Parsons em homenageá-la com seu nome, a fim de visar ampliar a propaganda anarquista e das lutas sociais na região de Santa Catarina e também no Brasil. A LLLP abriga publicações de livros, jornais e revistas, além de materiais de conteúdo libertário, popular e do campo das Humanas, e acessórios diversos, através de pedidos virtuais pelo site.

    A exposição:

    A intenção da exposição também é fazer um resgate e dar visibilidade de histórias de lutas de anarcafeministas socialmente e historicamente esquecidas, desde sempre, desde agora. Esta exposição nos faz retornar ao acervo memorial da história de vida de mulheres em que diversas vezes lutaram por uma sociedade livre e igualitária, combatendo o sistema capitalista, patriarcal, machista e sexista.

    Estes painéis refletem todo este acúmulo gravado e impresso na memória do movimento anarquista, no Brasil e no mundo, no protagonismo das diversas lutas. Em memória delas e muitas outras que infelizmente não estão aqui, reverenciamos este dia e a data de amanhã que são, para nós, anarquistas, inspiração permanente para nossas lutas no dia a dia.

    Confira as fotos do evento na página da LLLP.

    Hoje, além de estarmos com a livraria virtual aberta a encomendas, expomos todos os sábados na Feira Livre de Rua, do Projeto Viva a Cidade, na Rua João Pinto, Centro de Florianópolis. E, em breve, algumas quartas-feiras na UFSC.

    Arriba las que luchan!

    Lutar Criar Poder Popular!

    Fonte: CABN

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.