Ocorreu ontem (18/07) a audiência sobre o Plano diretor do distrito sede, que é composto pelos bairros: Saco Grande, João Paulo, Itacorubi, Córrego Grande, Pantanal, Trindade, Agronômica, Costeira, Saco dos Limões e a Beiramar. É o território com maior densidade demográfica do município, com 160 mil habitantes, segundo a prefeitura. No entanto, mesmo sendo o maior distrito, no auditório da Audiência cabiam apenas 300 pessoas, ficando várias de fora.
No JTT – A Manhã com Dignidade de hoje (19/07) apresentamos uma matéria com um resumo da Audiência e realizamos uma entrevista com Lívia Guilardi, co-vereadora da Coletiva Bem Viver e Marina, também da Coletiva Bem-Viver, ambas estavam presentes na audiência.
Foi uma tônica em todas as audiências sobre o plano diretor a exposição e denúncia da população, da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais de que esse plano diretor não apresenta um diagnóstico real da cidade. O diagnóstico feito pela prefeitura se baseia em dados superficiais e desatualizados (utliza o último senso do ano de 2012).
Segundo Lívia e Marina, o diagnóstico trata como se tudo fosse um problema de falta de centralização e pouco se fala em resolver os problemas graves de falta de tratamento de esgoto, falta de água, quedas de energia constantes, entre outros.
As audiências tem sido importantes para a denúncia das dificuldades vivenciadas pela população e para escancarar os problemas desse plano diretor.
Assista à reportagem e entrevista completa no link abaixo: