Via: Cimi Sul.
Na tarde desta segunda-feira, dia 27, lideranças mbya guarani da retomada do ‘mato do julio’ em Cachoeirinha estiveram em Porto Alegre para entregar carta de reivindicações a deputados na Assembleia Legislativa. O grupo solicita apoio para suas demandas mais urgentes.
“Nós mbya-guarani há muito observamos o avanço da cidade sobre as áreas que tradicionalmente ocupamos. Nos refugiamos nas matas em beiras de estrada e nos poucos espaços que restam para que possamos viver nossas vidas. Nos preocupa a destruição das florestas que, como se já não fosse desastrosa, avança a passos largos para um estado de irreversibilidade.
O chamado “mato do julio” é a última área de mata atlântica da região metropolitana. Nós mbya kuery queremos que a floresta siga de pé e sabemos como conserva-la porque nossas práticas sempre envolvem cuidar dos outros seres que vivem nesse mundo.
Não queremos voltar para as beiras de estrada onde nossas crianças e nossos avós ficam expostos à violências de todo tipo. Precisamos das florestas para seguir existindo. Para isso, reivindicamos:
1)Que seja assegurada nossa permanência em toda a área localizada entre a freeway e a Avenida Flores da Cunha e encaminhada a demarcação dela junto a Funai;
2)Que seja respeitado nosso direito de ir e vir, sem nos sentirmos ameaçados;
3)Visita e acompanhamento do MPF, FUNAI, SESAI e EMATER;
4)Iniciar o plantio imediato de nossos alimentos, através de nossas roças tradicionais;
5)Água potável;
6)Instalação de energia solar;
7)Ajuda para construção de nossas casinhas tradicionais em local por nós determinado.
Cachoeirinha, 27 de setembro de 2021.”