Chamamos todas, todes e todos para participar do Levante Verde, dia 06 de maio, quinta-feira, às 9 horas, seja no ato performático em frente à ALESC ou nas redes, com um #twittaço usando #vetaaí #NãoAoPL2674
Pedimos que a a governadora interina vete o PL 2674/2019, que impõe um retrocesso em nossos direitos ao instituir o dia de conscientização contra a prática do aborto no Estado de Santa Catarina.
Os deputados de Santa Catarina aprovaram esse projeto criminoso, que gera desinformação e mais estigma sobre um direito conquistado pelas mulheres brasileiras de poder interromper a gestação nos casos permitidos por lei.
O aborto é considerado pela Organização Mundial da Saúde e por diversos estudos científicos um procedimento muito seguro, mais seguro que o próprio parto.
Este projeto pretende ser mais uma forma de controle sobre os nossos corpos e de dificultar que as mulheres e pessoas com útero acessem seus direitos sexuais e reprodutivos.
Pensem nas centenas de vítimas de estupro no estado que têm o direito à interrupção da gestação e que serão ameaçadas por informações erradas sobre os riscos do procedimento, gerando medo e dúvida desnecessária sobre uma decisão que é seu direito!
O projeto impõe uma visão fundamentalista religiosa sobre o aborto, que já é um direito de difícil acesso devido aos preconceitos de nossa sociedade. Mas o Estado é laico e precisamos defender os direitos arduamente conquistados!
Precisamos de políticas públicas que previnam o assédio, a violência sexual e combatam a cultura do estupro e o controle de nosso corpos!
Pelo direto ao aborto seguro e gratuito! Pelo direito à informação correta e pela saúde de todas as mulheres!
Não iremos nos calar!