Os poetas e editores do Caixa de Pont[o] – jornal brasileiro de teatro, Marco Vasques e Rubens da Cunha, têm se dedicado, há mais de uma década, à crítica teatral com foco na produção catarinense, inclusive reunindo em um livro, o primeiro deste gênero no estado, quase 400 páginas de análise de espetáculos. Agora os amigos de pena lançam, em Florianópolis, dois volumes de “Fazer o Teatro”, que traz entrevistas com as atrizes Ângela Finardi, Clarice Steil Siewert, Milena Moraes, Yonara Marques, Tatiane Mileide Danna, Josiane Geroldi, Denise da Luz e Luana Raiter.
A ideia, segundo Rubens da Cunha, “é traçar um perfil biográfico e poético da trajetória das oito atrizes”. Já Marco Vasques ressalta que “o importante é pensar que estamos falando de atrizes que possuem, todas, mais de 20 anos de atuação, sendo que isso é muito para um estado que tem por hábito admirar tudo que vem de fora. E complementa: “só há um método para combater o pensamento colonial em arte: olhar para os nossos pares, colegas, companheiros de viagem. Essas duas obras são um olhar para dentro dos nossos dentros”.
Antes do lançamento, que será acompanhado por outras obras escritas por Marco Vasques, Rubens da Cunha e Denize Gonzaga, a programação do dia 23, terça-feira, na Casa do Teatro Grupo Armação, contará com uma roda de conversa com a atriz Milena Moraes, mediada pelos críticos Rubens da Cunha e Marco Vasques. Em suma, a noite promete ser uma celebração da arte!
Dia 23 de agosto
Das 19h às 22h
Entrada Gratuita
Casa do Teatro Grupo Armação, Praça XV de Novembro, 344 – Centro – Florianópolis/SC
Apoio: Grupo Armação.