Lançamento do 4º número da Revista Discenso

    discensoLançamento do 4º número da Revista Discenso – que será distribuída gratuitamente – com a palestra: Democracia e direitos humanos: a Amazônia e as manifestações de 2013 – com o professor Idelber Avelar – professor de Línguas e Literatura da Tulane University (Nova Orleans – EUA).

    O evento acontecerá no dia 13 de agosto de 2014, às 19h, no auditório do Fórum Distrital do Norte da Ilha – UFSC.

    Sobre a revista:

    A revista Discenso orgulhosamente apresenta seu quarto volume. Trata-se de uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o apoio do Centro de Ciências Jurídicas. Esta revista representa a constante elaboração de seu próprio espaço e pretende, sobretudo, constituir veículo material para a publicação dos trabalhos produzidos em nível de graduação, a fim de ampliar o espaço da pesquisa e da extensão desenvolvidas pelos discentes. O Programa de Educação Tutoral almeja fomentar a tradição de um pensamento crítico que abranja não somente a comunidade acadêmica, mas, para além dos aparentemente intransponíveis muros da Universidade, a sociedade e suas outras comunidades. O objetivo dessa iniciativa, em verdade, é trazer à tona temas cuja importância afete estruturalmente o meio em que vivemos e a maneira com a qual lidamos com tudo isso. Há de se dizer: a Revista Discenso quer incitar o viés crítico da análise do direito e repensá-lo a partir de novas ideias aqui postas em discussão.

    Sobre Idelber Avelar:

    “Idelber Avelar é dono de um dos perfis mais acessados e repercutidos do Facebook no que tange a análise da conjuntura brasileira. Não é sem sentido: a política corre nas suas veias desde cedo. Nas décadas de 80 e 90, participante dos processos de democratização que ocorriam no país, ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores, esperança de transformação para milhares e milhares de pessoas após longos anos de chumbo.

    Hoje, Idelber é um dos mais acurados críticos das políticas impostas pelo condomínio que paira por trás da coalizão de governo. Levando em consideração a cooptação das representações sindicais e sociais clássicas, o esvaziamento das instâncias de decisão, o nacional-desenvolvimentismo predatório, os resquícios da ditadura no modus operandi estatal e a consolidação da ortodoxia econômica nas ações de governo, o professor, bastante antenado às mídias sociais e as novas formas de fazer política, é capaz de realizar as mais dinâmicas e precisas análises das mobilizações que andam tomando conta do país.

    Além de tudo isso, Idelber Avelar é PhD em literatura latinoamericana pela Duke University e professor de literatura, teoria literária e estudos culturais em Tulane University. Seus livros mais recentes são “Figuras da violência: Ensaios sobre narrativa, ética e música popular” (UFMG, 2011) e, em coedição com Christopher Dunn, “Brazilian Popular Music and Citizenship” (Duke, 2011).” (Créditos Biografia : ENED 2014)
    Fonte: https://www.facebook.com/events/452653601541360/

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.