O projeto de formação de professores da Educação Infantil para o trabalho com a linguagem teatral, “Trupe da Alegria”, é desenvolvido por Diego de Medeiros Pereira há cinco anos. A Trupe da Alegria tem dois focos de ação: a formação de professores e a montagem de espetáculos voltados ao público infantil. O grupo é formado exclusivamente por profissionais desse segmento da ensino e que trabalham na rede municipal de educação. Este trabalho começou com a pesquisa de mestrado de Diego e ganhou “asas”, tendo, nesses anos, criado três espetáculos e se apresentado para mais de 5.000 e percorrido cerca de 30 creches municipais.
Com sua primeira obra, Diego tem o intuito de “contaminar” outros profissionais a se aventurarem pelo terreno do teatro e proporcionarem a suas crianças, práticas pedagógico-teatrais mais conscientes e consistentes. A partir do convite da editora Appris, ele viu a oportunidade de realizar esse desejo. O livro trata, justamente, do início da Trupe da Alegria, da montagem do primeiro espetáculo e das reflexões subjacentes a uma prática de formação a linguagem teatral.
O lançamento do livro acontecerá no dia 16 de maio de 2015, às 17h.
Barca dos Livros
Rua Hippólito do Valle Pereira, 620. LIC – Village
Lagoa da Conceição – Florianópolis
Confira a entrevista que o Portal Desacato realizou com o autor:
Há quanto tempo prepara esse projeto? Quando ele surgiu?
Como o livro trata de uma adaptação e atualização da dissertação de mestrado, trabalhei, em conjunto com a editora, durante 08 meses nesse processo. O projeto da Trupe surgiu em 2010 a partir de uma demanda que eu percebia quando trabalhava como consultor na formação de professores. Os profissionais da Educação Infantil mostravam carentes de experiências que pudessem alterar seu olhar sobre o trabalho pedagógico com a linguagem teatral na Educação Infantil, fugir dos “teatrinhos”, da reprodução de histórias clássicas e modelos tradicionais e focados na visão adulta que restringia as possibilidades de criação de suas crianças. Bem, a partir dessa demanda eu articulei, junto a Gerência de Formação da Prefeitura, a estruturação do curso de formação de professores que resultou na criação do grupo.
2. O que despertou sua atenção para relacionar pedagogia com teatro?
Pedagogia do Teatro é uma das linhas de pesquisa desenvolvidas na área teatral, voltada ao ensino do teatro tanto na escola como em comunidades. Meus estudos sempre se voltaram para a questão da inserção do teatro na educação por acreditar que é nesse local onde os estudantes terão a oportunidade de se encontrar com essa arte. Sabemos que os teatros não são lugares acessados por grande parte da população e que não pertence ao universo de muitos ir ao teatro, fazer um curso de teatro, ler um texto dramático. Acredito que a escola, como espaço de socialização do conhecimento e construção de novos valores e saberes é o lugar ideal para um primeiro contato com a linguagem teatral e que o professor é o mediador/promotor desse contato. Por isso, minha atenção está voltada a formação desses profissionais.
3. Quais as expectativas em torno do lançamento do livro?
Espero que ele possa “contaminar” outras pessoas (profissionais da educação ou não) com a paixão que sinto pelo teatro e pela educação teatral. Que ele possa servir de referência para outros projetos que visem a expansão do ensino do teatro em diversas esferas da educação. Que o exemplo dos professores que participam de Trupe, que ministram aula o dia todo e que, a noite, após um dia cansativo, reúnem-se para fazer teatro porque acreditam que essa experiência lhes altera, posso inspirar outros profissionais a experimentarem essa alteração no seu corpo e partir das novas experiências conquistadas, expandirem o olhar de suas crianças para o teatro.
4. Quais são seus desafios futuros?
Bem, acabei de defender o doutorado. Meu plano agora é passar em algum concurso pra professor efetivo em alguma universidade pra poder trabalhar com ensino, pesquisa e extensão e tem respaldo institucional e financeiro pra realizar essas ações.
5. Qual foi a maior dificuldade para a realização desta obra?
A obra em si não teve nenhuma grande dificuldade, além das que envolvem pesquisar e escrever. Como, entretanto, ela trata de um trabalho prático, desenvolvido numa pesquisa-ação que envolvia outros participantes, penso que o difícil tenha sido, e ainda é, “comandar” um grupo de diferentes pessoas, levando em consideração todos os seus contextos e realidades, mas, mais do isso, o difícil mesmo é lidar com uma série de burocracias que muitas vezes freiam iniciativas como a da Trupe de Alegria. Todos os anos enfrentamos muitas dificuldades para darmos continuidade aos trabalhos da Trupe, este ano, por exemplo, ainda não conseguimos a aprovação da continuidade desse processo de formação. Apesar do trabalho ser voluntário, tanto meu, quanto dos professores, de construirmos espetáculos voltados ao público e os apresentar de forma gratuita, formando público para a linguagem teatral, nós sempre esbarramos em exigências de justificativas e comprovações para um trabalho que se encontra firmado e que tem se expandido nos trabalhos desdobrados pelos membros da Trupe em suas unidades.
6. O que o leitor vai encontrar no livro? Entrevistas, histórias ou curiosidades?
O leitor vai encontrar os caminhos de uma pesquisa que defende o espaço da lucidez, da brincadeira, do trabalho das linguagens artísticas de forma fundamentada e intencional no âmbito da Educação Infantil. Vai poder acompanhar a estruturação dos seis meses de oficina oferecidos aos profissionais da Trupe e, neste translado as angústias, descobertas, alegrias, decepções de todos os envolvidos na experiência (pesquisador e professores). O material artístico que embasou o processo foi a Commedia dell’arte italiana e, nesse sentido, são apresentados os aspectos desse movimento teatral renascentista que foram revistos frente o contexto da educação infantil e do teatro contemporâneo. Algumas imagens de desenhos realizados pelas crianças após a fruição artística também compõe a obra, como uma forma de perceber quais aspectos causaram impacto nas jovens plateias que nos assistiram.
7. Qual o principal objetivo do livro. Que informação pretende passar ao leitor?
Difundir o trabalho realizado pela Trupe da Alegria, enfatizando a necessidade de que os profissionais que trabalham com a Educação, necessitam ampliar seu repertório de experiências e referências para que possam, dessa forma, alargar o repertório de suas crianças. Aquele ditado “ninguém pode dar o que não tem”. O professor precisa experênciar, sentir, deixar-se contaminar, perceber o que a arte causa em seu corpo para que possa pensar estruturar de forma mais qualificada e contextualizada as ações pedagógicas que irá desenvolver. Pelo menos é nisso que acredito.
8. Deixe uma mensagem para o leitor dessa entrevista.
Minha mensagem seria: experimente a arte. Deixe-se contaminar por ela. Seja através de uma leitura, assistindo a um espetáculo, pintando um desenho, ouvindo uma música, cantando, dançando. Inspire-se em outras experiência para construir a sua e descubra um mundo que se tem a conhecer. Este livro a um convite para outros olhares sobre o ensino do teatro, permita-se conhecê-lo.
Entrevista: Madalena Giostri, para Desacato.info.
BOA NOITE GOSTARIA DE TER O CONTATO DO ESCRITOR COM EMAIL, POIS ESTOU FAZENDO MEU TCC PELA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTO ANDRÉ – SP E PRECISO EMBASAR A METODOLOGIA DO MEU TRABALHO NESTE LIVRO ATRAVÉS DE PERGUNTAS QUE EU CREIO QUE ESTE AUTOR POSSA RESPONDER, NO AGUARDO DE UMA FUTURA RESPOSTA, OBRIGADA
LUCIMAR