Atividades relembram os 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás
Na próxima quarta-feira (17), em Florianópolis, acontece o lançamento da 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. A programação terá início a partir das 16 horas, no auditório do bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, com a exibição do documentário “A Luta é pra valer”. Logo após, será lançado o livro “Sem Terra em cartaz”, que conta a história dos 35 anos do Movimento Sem Terra (MST) através de cartazes produzidos ao longo dos anos de luta. E, em seguida, acontecerá o debate “Educação e Reforma Agrária em tempos de resistência”, com Vilson Santim, dirigente do MST, e a professsora Célia Vendramini (ANDES/UFSC).
23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará
Neste 17 de abril de 2019 completam-se 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Na ocasião, a polícia militar abriu fogo contra centenas de famílias Sem Terras acampadas, durante uma manifestação na curva do S, localizada no município de Eldorado dos Carajás, Pará. A repressão policial violenta e sem chance de defesa, resultou no assassinato de 19 pessoas e deixou mais de 50 feridas. Até hoje os responsáveis continuam impunes e, das 144 pessoas acusadas, apenas duas foram a julgamento.
Depois do massacre, a Via Campesina Internacional instituiu a data como o Dia Internacional da Luta Camponesa. Também no mesmo período, no Brasil, o 17 de abril foi instituído Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Para os movimentos sociais de luta pela terra, abril é o mês da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária .
Por isso, também nesse período acontecem as Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURA), em instituições de todo país, para repercutir no ambiente acadêmico a importância da sociedade discutir os elementos da questão agrária e a urgência da reforma agrária no Brasil. Durante a JURA também se discute a defesa da educação pública de qualidade e o reconhecimento dos movimentos sociais populares do campo como sujeitos coletivos de produção de conhecimento.
A JURA em Florianópolis
Além do lançamento da 6º Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, em 17 de abril, também acontecerão mais atividades em maio, simultaneamente na UFSC, na Udesc e no interior do estado. A programação contará com exibição de filmes, debates, oficinas, feira de produtos da Reforma Agrária e o lançamento da Campanha em Defesa das Escolas do Campo: “Escola é vida na Comunidade”.