Foi lançada na manhã desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de SC, a Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços e Empresas Públicas de SC.
Com o deputado Cesar Valduga como presidente e Dirceu Dresch como vice, o foco é, além da proteção das empresas públicas, a defesa dos servidores e da prestação de serviços de qualidade.
Diante de um cenário de privatizações – usadas para cobrir gestões financeiras irresponsáveis – como a CEDAE no RJ, ou a intenção de venda do BANRISUL (também com Frente Parlamentar de defesa no RS), iniciativas como esta são fundamentais para a manutenção do acesso a estes serviços por toda a população, particularmente a de baixa renda.
Convém mencionar que foram citadas não apenas as empresas catarinenses como aquelas cuja defesa é fundamental. Tampouco as empresas de infraestrutura, como as de energia elétrica (CELESC) e água e saneamento (CASAN). A proposta é expandir o movimento para a defesa também de empresas federais e de outras áreas, como o Banco do Brasil, Caixa Federal, BNDES e os Correios.
Participaram da solenidade o SEEB Floripa e a FETESC/SC.
Fonte: SEEB Floripa.